Como sobreviver em um casamento quando seu cônjuge é bipolar?

Mas se seu cônjuge tiver um transtorno mental
O casamento é uma tarefa difícil, mas se seu cônjuge tiver um transtorno mental, isso pode tornar as coisas ainda mais desafiadoras.

O casamento é uma tarefa difícil, mas se seu cônjuge tiver um transtorno mental, isso pode tornar as coisas ainda mais desafiadoras. Se seu cônjuge é bipolar ou maníaco-depressivo, você também pode sentir que está ficando louco. Respire fundo. Seu casamento pode sobreviver mesmo que seu cônjuge seja bipolar, contanto que vocês dois estejam dispostos a trabalhar nele.

Se seu cônjuge é bipolar ou maníaco-depressivo
Se seu cônjuge é bipolar ou maníaco-depressivo, você também pode sentir que está ficando louco.

Veja o que você precisa fazer para manter sua sanidade mental intacta quando seu cônjuge é bipolar.

  1. Aceite a situação. Se você decidir ficar com essa pessoa apesar de sua doença mental, você deve estar disposto a fazer o trabalho. Para o cônjuge com diagnóstico de Bipolar, você deve ser honesto com ela sobre sua condição e trabalhar com ela para buscar tratamento.
  2. Eduque-se. Leia sobre o transtorno para saber o que esperar e o que pode fazer para ajudá-lo a lidar com a situação.
  3. Obtenha ajuda profissional. A doença bipolar é um transtorno mental difícil, mas é controlável. Pode envolver uma combinação de terapia e medicação. Mesmo se você for um profissional treinado, precisará de ajuda para lidar com o problema. Seu amor e apoio irão ajudá-lo (a) a superar seus dias ruins, mas a condição subjacente deve ser tratada clinicamente.
  4. Obtenha suporte. Já é difícil o suficiente ser casado, mas ter um cônjuge que foi clinicamente diagnosticado com um distúrbio torna tudo ainda mais complicado. Você pode achar que é casado com duas pessoas diferentes e, de certa forma, é uma descrição apropriada. Você precisa obter o apoio de seus amigos e familiares e talvez até de um grupo formado por famílias que vivem com alguém com doença bipolar.
  5. Considere consultar um conselheiro para você. Viver com alguém que é maníaco-depressivo é emocionalmente estressante. Obtenha ajuda para si mesmo se ficar sobrecarregado. Você pode procurar um terapeuta, um conselheiro treinado ou até mesmo um pastor religioso.
  6. Não permita que seu cônjuge se automedique. Todos os medicamentos devem ser tomados sob estrita supervisão de um médico. Se você descobrir que seu marido está se automedicando, chame seu médico imediatamente. Você pode até precisar esconder seus remédios até que o episódio termine.
  7. Mantenha o perdão uma constante. Quando seu cônjuge passa por um episódio, ele pode dizer e fazer coisas sobre as quais não tem controle e que podem magoá-lo. Para poder seguir em frente, você precisa abrir seu coração e perdoar constantemente.
  8. Evite ter filhos. Viver com alguém bipolar pode ser imprevisível, onde qualquer tipo de estresse pode detoná-lo. Adicionar filhos à sua equação só aumentará o estresse de ambos. Já é difícil criar filhos, muito menos em um ambiente mentalmente instável.
  9. Conheça seus limites. Às vezes, você pode precisar deixar seu cônjuge, especialmente se a doença mental se tornar muito incontrolável. Você precisará cuidar de si mesmo fazendo pausas ou afastando-se de seu cônjuge. Se, depois de todos os seus esforços, você descobrir que ainda não consegue lidar com a situação ou não quer, por causa de sua própria saúde mental, então pode ser hora de seguir em frente.

Alta taxa de divórcio

Os casamentos bipolares têm uma taxa de divórcio muito alta, apenas cerca de um em cada dez sobrevive. Você pode escolher vencer as probabilidades, desde que ambos os cônjuges estejam dispostos a aceitar e reconhecer o problema e a trabalhar para resolvê-lo.

Artigos relacionados
  1. Como sobreviver dormindo com um parceiro de ronco?
  2. Como falar com seu parceiro sobre reacender o romance?
  3. Como confiar em seu cônjuge depois de um caso?
  4. Como provocar seu amante?
  5. Como contar ao seu marido que você teve um caso?
  6. Como compreender as necessidades tácitas de uma esposa?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail