Chegará um momento em sua vida em que você sentirá que precisa se posicionar contra alguém que é sempre condescendente. Existem pessoas que têm um complexo de superioridade que pode ser irritante e agravante com o tempo. Eles pensam que sabem tudo e que as outras pessoas que estão abaixo deles não estão em pé de igualdade com eles - seja em termos de aparência, realizações, habilidades, posição na empresa, capacidade financeira ou escolaridade.
Se você é um alvo constante de tal condescendência, algumas palavras bem escolhidas podem fazer o truque de derrubar tal pessoa uma ou duas estacas e deixá-la boquiaberta. Aqui estão algumas maneiras de entregar insultos elegantes.
1. Verifique a trajetória da pessoa que se acha tão esperta que não suporta estar com alguém de menor estatura, ou seja, de acordo com seus padrões. É melhor conhecer seu inimigo para que você possa atacar onde doerá mais.
Insulto elegante
2. Trabalhe no ponto mais fraco da armadura da pessoa condescendente. Na maioria das vezes, esse tipo de pessoa está escondendo algo ao apresentar uma persona diferente para o mundo. Seu insulto elegante deve ser algo pessoal que tire o foco de você e coloque a pessoa no lugar.
3. Ter muito conhecimento sobre o assunto para que seu insulto elegante seja proferido com um grande impacto. Volte para todas as vezes em que a pessoa condescendente o atacou e identifique as áreas que ela atacou. Certifique-se de saber tudo sobre essas áreas para que seja mais inteligente, confiável e bem informado do que ela. Em seguida, crie réplicas inteligentes e concisas que identifiquem claramente suas deficiências.
Sir Winston Churchill
4. Leia sobre os insultos clássicos de personalidades famosas como Mark Twain, Sir Winston Churchill, Ernest Hemingway, George Bernard Shaw, Oscar Wilde, William Faulkner, Groucho Marx e Abraham Lincoln. Existem outras pessoas menos conhecidas que proferiram insultos muito inteligentes que podem fazer o alvo ficar boquiaberto e aqueles que o ouvem rolar de rir. Guarde na memória alguns insultos bem conhecidos que você possa usar quando surgir a situação.
5. Escolha aqueles que irão causar o maior impacto e mais adequados para a ocasião. Aqui estão alguns que podem se aplicar a você, autores desconhecidos:
Cuidado agora, não deixe seu cérebro subir à cabeça.
Já vi pessoas como você, mas tenho que pagar uma admissão.
Continue falando. Algum dia você dirá algo inteligente.
Você não ama a natureza, apesar do que ela fez com você?
Pelo menos há uma coisa boa em seu corpo; não é tão feio quanto seu rosto.
6. Estude alguns dos insultos elegantes que foram citados repetidamente e proferidos por grandes personalidades, tais como:
Alguns causam felicidade onde quer que vão, alguns sempre que vão. (Oscar Wilde)
Ele pode compactar a maioria das palavras na menor ideia de qualquer pessoa que conheço. (Abraham Lincoln)
Tive uma noite perfeitamente maravilhosa. Mas não foi isso. (Groucho Marx)
Ele é simplesmente um arrepio procurando uma espinha para subir. (Paul Keating)
7. Quando você tiver entregue sua piada, faça sua grande saída com a cabeça erguida.
Um insulto de classe deve ser bem pensado, uma observação inteligente e inteligente. A entrega e o tempo desempenham papéis importantes em fazer um insulto elegante causar o maior impacto. Pense na situação e nas maneiras de calar a boca da outra pessoa.