Como se preparar para o terceiro trimestre de gravidez?
Luciana Correia de Araújo
• 4 min de leitura
Conceber um filho é o maior presente concedido a uma mulher, e os períodos inicial e final são as fases mais críticas da gravidez. Isso é verdade especialmente no terceiro trimestre da gravidez - um período que pode ser emocional e fisicamente desafiador para todas as futuras mães, já que a posição e o tamanho do seu bebê podem se tornar difíceis de controlar! É nesta fase que você se sentirá frustrado e ansioso para que a data de vencimento chegue em breve, para que possa acabar logo com isso! Há também o medo de complicações conforme você se aproxima da data prevista, causando momentos de estresse e agonia. Tentar relaxar e permanecer positivo irá ajudá-lo a esperar pelo fim desta fase memorável! Listadas abaixo estão algumas dicas que ajudarão você a entender o que esperar no terceiro trimestre da gravidez.
Meses sete, oito e nove...
Dores generalizadas
Durante o sétimo mês, sintomas comuns como dores de cabeça, fadiga, dores generalizadas, desmaios, etc., são perceptíveis. Você vai se sentir prejudicado pelo seu abdômen em expansão, terá noites sem dormir e terá um apetite enorme! É durante esse período que as mulheres são incentivadas a pensar sobre a escolha do pediatra e sobre qual tipo de plano de parto será a melhor escolha.
Durante o oitavo mês, as grávidas precisam começar a visitar seus ginecologistas duas vezes por mês. Isso serve para monitorar de perto o progresso do bebê e fazer todos os testes necessários imediatamente. Este também é o momento em que as futuras mães são mais vulneráveis e têm mudanças de humor loucas! Manter a calma e fazer exercícios desestressantes o ajudará a acalmar seus nervos.
Frequentar programas relacionados
Participar de programas relacionados ao parto é outra tarefa importante nesta fase para obter mais conhecimento sobre o parto e finalizar seu plano de parto. A maioria das mulheres que tiveram gestações anteriores podem sentir ' contrações de Braxton Hicks ' juntamente com dores nas costas e na região das costelas regulares. Mudar de posição constantemente o ajudará a relaxar com esse tipo de desconforto.
O nono e o último mês tendem a ser realmente críticos, porque a espera pela data de vencimento parece um processo sem fim. Algumas mulheres ficam totalmente entusiasmadas com a expectativa de antecipar a data do parto e colocar seus corpos em forma, enquanto outras tendem a se estressar mais por causa do 'medo do parto'. Pensar cuidadosamente sobre seu plano de parto, escolha do pediatra, circuncisão (no caso de um menino) e decidir se a mãe vai dar mamadeira ou amamentar o bebê pode manter os medos sob controle durante o nono mês!
Conheça o seu corpo e gerencie suas emoções
Crescimento contínuo da mama
Você sentirá diferentes tipos de dor em seu corpo à medida que o bebê crescer. Os movimentos dele ficam óbvios e dão sensações excitantes junto com muito desconforto! Dores nas costas, o problema mais comum de dor em mulheres grávidas, ocorrem porque o peso do bebê aumenta a cada mês. Colocar o pé em um banquinho, caixa ou degrau em pé pode ajudar a equilibrar seu corpo e aliviar a dor. Alguns dos outros sintomas são falta de ar, veias de aranha e varizes, azia, micção frequente, crescimento contínuo dos seios, ganho de peso, etc.
Remover a negatividade de suas emoções deve ser sua primeira prioridade. Para ficar calmo, pense no ser humano amoroso que você terá depois que isso acabar! Escrever seus pensamentos em um diário, tirar fotos da sua barriga para que você possa mostrá-las ao seu bebê um dia e conversar com ele são algumas tarefas nas quais você pode se concentrar para evitar a negatividade.
Por último, mas não menos importante, os check-ups regulares e imediatos irão garantir-lhe um momento seguro e feliz no último dia! Imagine toda a dor e estresse que você carregou por nove longos meses e, no final, você está segurando um minúsculo ser humano! Toda a dor, desconforto e esforço não valem a pena? Certamente, você concordará.