Um caso é uma das coisas mais devastadoras que podem acontecer a um relacionamento. Na maioria dos casos, é a causa de uma separação. Se seu cônjuge o traiu, você precisa saber que pode sobreviver à dor da perda e da traição. Levará algum tempo para cicatrizar, mas você pode superar esta tempestade.
Veja como você pode sobreviver e prosperar após um caso.
Pare de negar. Para lidar com a situação, você precisa parar de enfiar a cabeça na areia. Aceite que o caso aconteceu para que você possa pensar sobre o que deseja fazer a seguir. Não finja que nada aconteceu apenas para manter sua casa ou porque está com medo do que fazer a seguir.
Não se culpe. Você precisa se lembrar de que não foi você que causou esse caso. Não foi sua decisão começar um relacionamento com outra pessoa, independentemente dos problemas em seu relacionamento. No entanto, isso não significa que você ataque e culpe seu parceiro por tudo. Isso significa que seu cônjuge deve ser responsável por suas ações.
Trabalhe com suas emoções. Levará meses ou até anos para processar todos os sentimentos que você tem sobre o caso e seu relacionamento. Haverá raiva, culpa, tristeza, medo, incerteza, vergonha, frustração, sentimentos de auto-recriminação e até mesmo perda de si mesmo. Tudo isso é normal. É importante que você possa falar sobre isso e não manter as coisas engarrafadas por dentro. Ao trabalhar suas emoções, seu objetivo deve ser o de ser capaz de perdoar a si mesmo e a seu cônjuge pelo caso, independentemente de você querer ou não continuar no relacionamento.
Procure aconselhamento. Converse com alguém que pode ajudá-lo a processar suas emoções. Pode ser um terapeuta familiar, um psicólogo ou até mesmo um pastor. Obtenha a terapia e a orientação necessárias durante os meses cruciais após a revelação do caso. Este tempo de aconselhamento irá ajudá-lo a se recuperar e ao mesmo tempo ajudá-lo a tomar uma decisão sobre o que fazer a seguir.
Recorra a seus amigos e familiares em busca de apoio. É quando seu melhor amigo e sua família precisam intervir. Tenha alguém em quem você confie em quem possa chorar ou pedir ajuda. Pode ser tão simples quanto conseguir uma babá para as crianças para que você possa ir ao seu terapeuta ou procurar emprego. Outras vezes, você só precisa estar perto de pessoas que o amam e o apoiarão independentemente de sua decisão.
Ore ou medite. Aprenda a ouvir sua orientação interior. Isso o ajudará a decidir o que fazer a seguir e o que você precisa fazer para sair mais forte após a traição.
Decida se você quer ficar ou seguir em frente. Depois de se permitir algum tempo para se recuperar do choque, você precisa decidir o que fazer a seguir. Se seu cônjuge está mostrando remorso e quer resolver as coisas, considere se você está disposto a fazer o mesmo. Caso contrário, você precisa começar a planejar sua próxima etapa.
Saiba que você merece ser amado. Você precisa amar a si mesmo durante toda essa provação. Dê a si mesmo o que seu cônjuge não pode lhe dar. Cuide-se comendo bem, dormindo e fazendo coisas que te dão alegria e gratificação.
Acredite que você pode se curar dessa provação e que coisas melhores surgirão em seu caminho. Quer você decida resolver as coisas com seu cônjuge ou não, somente coisas melhores acontecerão depois disso.