Para muitas pessoas, costelas são a primeira coisa que vem à mente quando a palavra "churrasco" é pronunciada - e com razão! Costelas, sejam de porco ou de boi, são onipresentes em todos os churrascos na Europa e são uma especialidade de muitas churrascarias hoje. Costelas podem ser difíceis de cozinhar em casa, mas uma boa preparação torna o trabalho muito mais fácil.
Essas dicas devem ajudá-lo a fazer costelas excelentes.
Conheça suas costelas. Eles são de porco ou de boi? Estilo St. Louis, costeletas, costelas curtas ou costas de bebê? Todos exigem cuidado e atenção, mas existem receitas e instruções específicas para cada tipo. Para obter mais detalhes específicos para cada tipo, verifique os sites da Hormel ou da associação de carne bovina dos pecuaristas.
Tempere bem as costelas. Rubs são ideais para costelas e há muitas opções no mercado para escolher. Cubra as costelas com uma camada fina de mostarda (experimente mostardas com mel se você gosta de molho barbecue), polvilhe as costelas com tempero e depois esfregue muito bem na carne.
Leve à geladeira costelas temperadas por quatro a 48 horas, bem embrulhadas.
Cozinhe as costelas. Este é o primeiro cozimento para grandes costelas. "Baixo e lento" é a chave aqui e pode ser alcançado de várias maneiras.
Forno: Arrume as costelas em uma assadeira grande e cubra bem com papel alumínio. Asse a 225 graus por seis a oito horas. Este não é o método ideal se você não tem ar condicionado em julho!
Torrador elétrico: corte as costelas de acordo com as instruções da panela elétrica e cozinhe a 200 graus por cerca de seis a oito horas.
Ferver: O método absolutamente mais fácil, mas o meu menos favorito para sabor. Não se preocupe em esfregar antes de cozinhar. Leve as costelas para ferver em uma panela grande temperada com cebola picada, alho, fumaça líquida, aipo, folhas de louro e algumas colheres de sopa de churrasco ou tempero. Reduza o fogo para ferver. Costelas sobressalentes demoram mais para cozinhar com ternura do que as costas do bebê ou estilo St. Louis com fervura, então observe com cuidado. Costelas precisam de uma a três horas, dependendo do corte. Teste a sensibilidade picando com um garfo.
Grelhar: cozinhe as costelas no fogo mais baixo possível (gás ou carvão) por oito horas. Isso requer muita atenção e cuidado, mais do que qualquer outro método, portanto, prossiga apenas se estiver confiante sobre suas habilidades na grelha. Se você optar por cozinhar costelas inteiramente na grelha, não use mostarda doce ou com mel na etapa de esfregar, pois ela queimará muito antes de a carne ficar macia.
Torradeiras elétricas e panelas elétricas têm tampas que envolvem os sucos e continuamente "auto-alinhavando" as costelas. Se estiver usando os métodos de forno ou grelha, faça um "esfregão" para alinhavar as costelas a cada meia hora para mantê-las úmidas. Para um esfregão básico, combine quatro xícaras de vinagre de maçã ou cerveja com três colheres de sopa do tempero usado anteriormente. Use esta mistura para regar a carne a cada 30 minutos. Existem muitas receitas excelentes para esfregões, sops e bastões em toda a Internet. Nota: se você estiver cozinhando para um grande número de pessoas, o primeiro cozimento pode ser feito até um dia antes da coleta, desde que as costelas estejam refrigeradas, dando-lhe tempo para cozinhar alguns lotes, se necessário.
Uma vez que as costelas tenham cozinhado até derreter a maciez por qualquer um dos métodos mencionados acima, elas estão prontas para o cozimento final na grelha. Aqueça a grelha para médio. Distribua as costelas por igual na grelha e cozinhe por cinco minutos de cada lado para dourar a carne.
Pincele com seu molho de churrasco favorito e dê a cada lado mais cinco minutos para caramelizar os açúcares do molho e finalizar as costelas.
Deixe repousar alguns minutos antes de servir - os açúcares dos molhos para churrasco atingem temperaturas de fusão e causam queimaduras desagradáveis nos dedos e na língua!