Como são calculadas as taxas de juros para empréstimos hipotecários?
Sr. Fernando Rocha Filho
• 3 min de leitura
Por definição, os empréstimos hipotecários são empréstimos garantidos por bens imóveis através da utilização de documentos, que são utilizados como prova da existência do empréstimo, e como oneração de um determinado imóvel pela concessão de uma hipoteca que garante os empréstimos. O comprador ou o construtor de uma casa pode obter financiamento através da compra ou obtenção de um empréstimo contra a propriedade de uma instituição financeira. Este é o tipo mais comum de hipoteca, que é o home equity loan, um tipo de empréstimo em que o mutuário usa o patrimônio de sua casa como garantia.
Financiar grandes reparos domésticos
Às vezes, um empréstimo para compra de uma casa também é útil para ajudar a financiar grandes reparos ou reformas na casa, contas médicas ou educação universitária. Existem também empréstimos de capital, que são hipotecas, colocados em imóveis em troca de dinheiro para o mutuário. Você também pode optar por refinanciar hipotecas, casa de refinanciamento ou arquivo para uma hipoteca de crédito ruim. Embora se trate de hipotecas envolvendo sua casa, também existem hipotecas comerciais. Mas, em vez de sua casa como garantia, são usados imóveis para garantir o pagamento. Neste caso, a garantia pode ser um edifício comercial ou outro imóvel comercial, não uma propriedade residencial. No entanto, essas hipotecas comerciais são normalmente assumidas por entidades comerciais em vez dos tomadores de empréstimo individuais habituais.
Embora o cálculo do valor do empréstimo hipotecário possa ser afetado pelo tamanho do empréstimo, pelo vencimento do empréstimo e pelo método de pagamento do empréstimo, o fator mais importante seria a taxa de juros desse empréstimo. Isso também é o mais importante para decidir de qual instituição financeira solicitar sua hipoteca, uma vez que diferentes instituições financeiras oferecem taxas de juros variadas. Também ajuda a compreender como são calculadas as taxas de juro dos empréstimos hipotecários. As taxas de juros flutuam e isso depende de muitos fatores econômicos, como:
Certificado de taxas de depósito
Taxas de fundos federais
Taxas de desconto federais
Taxas principais
Taxas dos títulos do Tesouro (T-bill)
As taxas de juros caem
A taxa de juros também é afetada pela oferta e demanda. Se a economia estivesse indo bem, naturalmente a demanda por hipotecas seria mais forte. Assim, as taxas de juros subiriam. No entanto, se a economia não está indo bem, também haverá menos demanda por hipotecas, portanto, as taxas de juros caem. Isso será bom para quem tem dinheiro suficiente para pagar a entrada. Mesmo que as taxas de juros sejam afetadas pelo mesmo conjunto de fatores, corretores de hipotecas e bancos ainda não oferecem as mesmas taxas de juros.
Essas instituições financeiras ou credores ainda poderão definir as taxas como quiserem, uma vez que também devem cobrir as despesas operacionais e gerar lucro, além de competir com outros credores.
É por isso que, na maioria das vezes, as pessoas no mercado que procuram um credor procuram a melhor taxa de juros que está sendo oferecida. Assim, agora, com esse conhecimento, você estará mais bem equipado para analisar e escolher a instituição financeira para apresentar seus pedidos de empréstimo hipotecário.