As pessoas usam cartões de crédito por vários motivos: para lidar com situações de emergência, para pagar as necessidades quando o dinheiro está curto, para fazer compras especiais de uma só vez, para viver além de suas posses por qualquer motivo. Apesar de todas essas motivações diferentes, uma coisa que muitos usuários de cartão de crédito têm em comum é um pouco de dívidas que induzem ao estresse. Se você está procurando algum alívio para sua dívida e a ansiedade e a pontuação de crédito ruim que podem vir com isso, aqui estão algumas coisas que você pode tentar. Eu usei algumas dessas técnicas e me sinto melhor por isso.
Pague o saldo. Ok, essa dica se enquadra na categoria de "mais fácil falar do que fazer". Provavelmente, se você estiver sentindo o aperto do cartão de crédito e o crédito usado para começar, o alívio não surgirá na forma de uma grande compensação em um futuro próximo. Mas observe sua dívida com mais cuidado. Veja se você tem um pequeno cartão de saldo que possa pagar em um ou dois meses (mesmo que doa um pouco). Tente. A compensação do saldo não apenas aliviará o estresse da dívida desse cartão, mas também liberará capital para liquidar algumas das outras dívidas. É uma espécie de efeito dominó. Além disso, os cartões sem saldo podem ajudar a aumentar a velha pontuação de crédito (se você não os fechar depois de zerados).
Negocie com a operadora de cartão melhores taxas ou isenções de taxas, etc. A maioria dos especialistas em dinheiro que você ouve hoje em dia são grandes defensores de devedores como nós pegando o telefone e pedindo às empresas de cartão de crédito que nos dêem uma folga. Não tive muito sucesso com esse método, mas só tentei uma vez. Conheço várias pessoas que tiveram grande alívio durante as negociações. O que você está negociando, você pode perguntar? Pode ser qualquer coisa: renúncia de uma multa por atraso de um mês, renúncia de uma taxa acima do limite permanentemente, pagamentos mensais menores, taxas de juros mais baixas. Você pede, você pode simplesmente conseguir. Isso não é porque as empresas de cartão necessariamente se preocupam sobre você (sim, certo...) Mas, se você está tão arrasado com dívidas que não consegue pagar nada, a operadora de cartão se contentará com algo em vez de nada. Há também a ameaça de "levar meu negócio para outro lugar". Então, experimente e veja o que acontece. O alívio pode estar vindo da própria fonte de sua dívida!
Transfira seu saldo para um de seus outros cartões. Em alguns casos, transferir dívidas de crédito de um cartão para outro que você já possui pode parecer roubar Peter para pagar Paul. Mas há momentos em que isso pode funcionar a seu favor. Por exemplo, se você tem um cartão com uma taxa de juros baixa, por que não fazer uma transferência de um cartão mais alto e obter algum alívio? Se você ultrapassou o limite de um cartão, talvez uma transferência seja uma boa maneira de se livrar dessas taxas desagradáveis de excesso de limite, trocando a parte acima do limite do saldo para um cartão com algum espaço livre. Claro, antes de fazer uma transferência, verifique as taxas e taxas aplicáveis, ou você pode acabar fazendo uma mudança menos do que útil.
Encontre um novo cartão com melhores condições. Tenho muitas dívidas de cartão de crédito, mas isso não impede que as empresas de cartão de crédito tentem fazer meu negócio. Em alguns casos no ano passado, eles tiveram sucesso em suas tentativas. Encontrei cartões com a sagrada trindade de termos: APRs introdutórios baixos (desde que eu pague em dia todos os meses), nenhuma taxa anual e nenhuma taxa sobre transferências de saldo. Aceitei as ofertas desses cartões, transferindo meus dois saldos de cartão mais altos (e de vida mais longa). Isso fez uma grande diferença em quanto eu pago por mês. E agora tenho dois cartões sem saldo, o que ajuda na minha pontuação de crédito.
Organize um plano de gestão da dívida por meio de uma agência de aconselhamento. Não usei o gerenciamento de dívidas, mas tudo que li me diz que essa não é a primeira coisa a tentar ao buscar o alívio de dívidas. Na verdade, próximo à falência, pode ser a última coisa a tentar e pode ter um impacto negativo em seu histórico de crédito. Conselheiros de dívidas são profissionais que ajudam as pessoas a saírem das dívidas. Encontrar um bom requer muita pesquisa (verifique a lista do Better Business Bureau, veja se eles são credenciados, etc.) Depois de encontrar um bom conselheiro, ele pode sugerir um gerenciamento de dívidas plano em que eles negociam datas de pagamento e taxas com seus credores e, em seguida, pagam os credores por meio de uma dispersão de um pagamento que você faz a cada mês. Isso pode funcionar a seu favor se você conseguir isenção de taxas e mais tempo para pagar suas dívidas, etc. Mas, como acabei de mencionar, pode ter um efeito negativo em seu histórico de crédito e, se tentado por uma agência de má reputação, pode acabar custando muito dinheiro (muitas agências, boas e más, cobram taxas). Portanto, o comprador deve ficar atento quando se trata de planos de gestão da dívida.
Se você for para a cama se preocupando com a dívida do cartão de crédito, bem, relaxe, porque todo esse estresse não é saudável. Mas depois de relaxar, seja proativo, tentando uma variedade de técnicas diferentes para obter algum alívio da dívida. Assumir o controle da dívida do cartão de crédito é muitas vezes o primeiro passo para garantir que a dívida do cartão de crédito não tenha controle sobre você.
Dicas rápidas:
Conheça seus saldos e taxas de juros: Se você não sabe qual é realmente a sua dívida, será difícil sair dela.
Não tenha medo de negociar com empresas de cartão para obter ajuda ou transferir saldos para cartões com melhores condições.