Como fazer um livro de receitas - a maneira mais fácil?
Joana Montenegro Matos
• 4 min de leitura
Se você gosta de cozinhar, provavelmente mantém um banco de dados de receitas que costuma consultar sempre que prepara seus pratos favoritos. É importante manter essas receitas organizadas e em um só lugar, especialmente se forem uma mistura saudável de recortes de revistas, impressões de páginas da Web ou páginas rasgadas de livros de culinária antigos.
Recortes de revistas colados
Por que não fazer seu próprio livro de receitas em vez de uma caixa de receitas? Os dois não são exatamente iguais. Com uma caixa de receitas, você ficará preso a fichas com receitas escritas à mão. Ou talvez cartões de índice com recortes de revistas colados neles. Mas, com seu próprio livro de receitas personalizado, você pode imprimir a receita em fontes maiores para tornar o texto mais fácil de ler e as instruções a seguir na próxima vez que cozinhar. Isso também tornará a cópia da sua receita muito mais fácil, especialmente se você quiser compartilhá-la com seus amigos. Por último, as receitas serão mais fáceis de organizar e reorganizar de acordo com um sistema de classificação adequado ao seu estilo e preferências.
Se você deseja fazer seu próprio livro de receitas facilmente, você veio à página certa. Leia algumas dicas fabulosas sobre como fazer um livro de receitas da maneira mais fácil.
Prepare suas receitas. Você vai digitalizá-los. Prepare também os outros materiais importantes para este projeto: um fichário de três argolas, mangas plásticas (com furos para o fichário), divisórias para o fichário, computador com processador de texto e impressora com tinta e papel.
Organize suas receitas em grupos. Para este, o método mais comum é agrupar as receitas de acordo com o tipo de prato. Por exemplo, você pode agrupar receitas em sopas, saladas, pratos vegetarianos, aperitivos, sobremesas, caçarolas, frutos do mar, aves, etc.
Faça etiquetas de aba para as divisórias que você usará em seu fichário. As páginas divisórias geralmente são coloridas. Anexe as guias da etiqueta às bordas das páginas divisórias. As guias de rótulo tornarão mais fácil localizar agrupamentos de receitas específicas.
Digite suas receitas em seu processador de texto. Certifique-se de digitar apenas uma receita por página. Mas, novamente, esta não é uma regra rígida e rápida. Algumas receitas são realmente tão curtas que você pode adicionar mais duas ou três na página. Use seu bom senso neste caso. Use um estilo e tamanho de fonte legível. Adicione gráficos e clipart, se desejar.
Incorpore suas próprias notas às receitas. Se já cozinha há algum tempo, já deve ter adquirido experiência prática com as receitas que segue. Às vezes, você alteraria os ingredientes originais ou os procedimentos de cozimento de acordo com seu próprio estilo de cozinhar. Certifique-se de que essas alterações sejam refletidas em seu livro de receitas. Desta forma, seu livro de receitas se tornará verdadeiramente seu.
Salve seu arquivo de processamento de texto e imprima página por página. Insira as páginas nas mangas de plástico e prenda as mangas no fichário. Certifique-se de que as receitas estejam na seção correta do seu livro de receitas.
Imprima uma capa, se desejar. Você pode até adicionar números de página para criar um índice ou sumário.
Cada vez que você quiser usar uma receita, basta removê-la do fichário junto com sua capa de plástico. A capa de plástico protegerá a página de envelhecimento mais rápido do papel, bem como de derramamentos acidentais na mesa da cozinha.
Suas receitas são preciosas e você pode querer transmiti-las às gerações seguintes. Portanto, certifique-se de preparar um livro de receitas com suas receitas favoritas e personalizadas. Depois de ler este artigo, agora você sabe como é fácil fazer isso.