Ficar em forma e ativo é sempre um hábito saudável a cultivar. Muitas pessoas praticam esportes, corridas e outras atividades para se manter em forma. Outros levantam pesos e praticam uma vida limpa. Mas, às vezes, ficar em forma significa simplesmente forçar seu corpo para fazer as coisas um pouco mais difíceis e uma maneira fácil de conseguir isso é usando faixas de exercícios. Por serem relativamente mais baratas e extremamente versáteis, as bandas de exercícios podem aumentar a resistência, o tônus muscular e a força do treino diário.
NOTA: as bandas para exercícios ajudam a adicionar variedade ao treino. Eles não substituem a necessidade de pesos livres e postura adequada. Sempre pare no momento em que sentir alguma dor durante os exercícios. E como sempre, consulte seu médico antes de iniciar qualquer exercício de reabilitação.
Por que se preocupar com faixas de exercícios? A beleza das faixas de exercícios é o fato de serem uma fonte constante de tensão durante o treino. A tensão, é claro, é igual à resistência contra o qual o músculo deve trabalhar mais, e isso, por sua vez, leva a ajustes sutis para manter a postura e o equilíbrio adequados, dando assim também um treino ao núcleo. O melhor de tudo, além de serem fáceis de guardar e baratos, é possível fazer exercícios com bandas de resistência mesmo no conforto da sua casa.
Algumas dicas a serem lembradas. Sempre comece com um aquecimento. Antes de iniciar qualquer exercício, prepare seu corpo para um treino, fazendo alguns exercícios de aquecimento e alongamento. Isso o ajudaria a evitar cólicas e reduziria as chances de esforço ou entorse.
Ao fazer os exercícios, observe se a resistência que você sente é muito fraca ou muito forte. Um conjunto padrão de repetições varia de 8 a 16. Considere usar uma faixa mais forte ou mais fraca se achar o exercício muito fácil ou muito difícil de realizar. Mantenha sua postura adequada o tempo todo. E não se apresse com o exercício.
Trabalhe esse peito. Escolha um objeto resistente atrás de você onde possa enrolar a pulseira. Segure as pontas da faixa em cada mão. Começando com os braços paralelos ao solo e o cotovelo ligeiramente flexionado, expire enquanto pressiona a partir do peito e pressiona os braços para fora sem travar os cotovelos. Retorne lentamente à posição inicial.
Tonifique esses braços. Existem vários exercícios de braço que você pode fazer com faixas de resistência. Aqui estão algumas maneiras de trabalhar seu bíceps e tríceps.
Para o bíceps, fique na faixa com um pé ligeiramente à frente do outro enquanto segura as pontas da faixa em cada mão. Mantenha os joelhos ligeiramente flexionados e os abdominais para dentro. Expire enquanto dobra os braços para cima, sem mover os cotovelos, até que as palmas das mãos estejam perto dos ombros. Retorne lentamente à posição inicial. Se você deseja aumentar a tensão, coloque os dois pés na faixa. Abrir os pés um pouco mais pode aumentar ainda mais a resistência sentida no treino.
Para o tríceps, a faixa de resistência é segurada na frente do peito com ambas as mãos enquanto os cotovelos são dobrados na altura dos ombros. Enquanto mantém um braço estacionário, contraia o tríceps enquanto puxa o outro braço para longe do peito e para o lado. Retorne lentamente à posição inicial e complete uma série de repetições. Em seguida, faça o outro braço.
E, por último, molde essas coxas. Semelhante a trabalhar o bíceps, segure cada extremidade em suas mãos enquanto você fica na faixa com os dois pés. Seus pés devem estar na largura dos ombros e ligeiramente dobrados. Seus braços também devem estar dobrados em uma curva de meio bíceps. Expire enquanto se agacha, mantendo os joelhos atrás dos dedos dos pés e as costas retas durante todo o movimento. Repita para a posição inicial.
Confira online mais maneiras de usar bandas de resistência como parte de seu treino. Parte de manter um exercício divertido é encontrar maneiras de aumentar sua rotina.