O colesterol alto é um dos principais culpados de muitos problemas de saúde que afetam uma grande porcentagem da população adulta. O colesterol alto pode levar ao entupimento das artérias, o que por sua vez pode levar a ataques cardíacos, derrames e outras doenças cardíacas. Quando estiver na casa dos 20 anos, você deve estar sempre atento para verificar o colesterol: os níveis de colesterol total devem estar em 200 ou menos, enquanto os níveis de lipoproteína de baixa densidade (ou colesterol ruim) devem estar em 100 ou abaixo.
Níveis de colesterol no sangue
Se você fez recentemente uma verificação do colesterol e percebeu que precisa começar a reduzir os níveis de colesterol no sangue, pode estar se perguntando quais etapas deve seguir para atingir esse objetivo. Continue lendo para descobrir algumas das etapas para reduzir o colesterol a partir de hoje:
Descubra quais alimentos são bons para você. Embora existam muitos tipos de alimentos que você teria que eliminar de seu plano de menu, saiba que ainda há muitas opções disponíveis para você. Alguns deles incluem aveia, nozes, amêndoas, peixes ricos em ômega-3 (como sardinhas, atum, salmão e cavala), frutas e vegetais. Lembre-se de que os nutrientes essenciais de que você precisa são as fibras, que eliminam o colesterol do trato digestivo; ácidos graxos ômega-3, que trazem benefícios ao coração; e antioxidantes.
Mexa-se! Os seres humanos são projetados para o trabalho e a atividade física, e um estilo de vida sedentário vai contra o funcionamento normal dos diferentes sistemas humanos. O exercício moderado, mesmo um simples como uma caminhada rápida após o jantar, pode reduzir o colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom em 10%.
Compreenda o colesterol bom versus o colesterol ruim. Estudos recentes mostram que existem dois tipos de colesterol: as lipoproteínas de alta densidade, também conhecidas como colesterol bom, e as lipoproteínas de baixa densidade, ou colesterol ruim. O colesterol bom contém gorduras que retardam o acúmulo da placa arterial, enquanto o colesterol ruim não apenas acelera a formação da placa arterial, como também elimina o colesterol bom. Abacates, ovos, azeite e vegetais de folhas verdes escuras são ricos em colesterol bom; enquanto alimentos com gorduras trans, gorduras hidrogenadas e gorduras saturadas são fontes de colesterol ruim.
Beber. Estudos mostram que a ingestão moderada de vinho tinto ou chá verde pode reduzir significativamente o colesterol e aumentar o colesterol bom em cerca de 10%. A palavra operacional aqui, no entanto, é moderada, o que significa cerca de um a dois drinques por dia.
Saiba quais atividades evitar. Estudos mostram que a melhor coisa que você pode fazer para começar a reduzir seus níveis de colesterol ruim é parar de fumar. Essa ação por si só traz inúmeros benefícios à saúde que são benéficos para praticamente todos os órgãos do corpo. Além de parar de fumar, você também deve parar de beber muito refrigerante, comer muito alimentos processados e se expor a muitas situações estressantes.
Uma palavra sobre estresse. Inscreva-se em programas ou cursos que o ajudarão a aprender como lidar com o estresse de forma mais eficaz. Muito estresse expõe você a muitos problemas de saúde. O aumento do risco de ataque cardíaco e câncer são apenas alguns deles. Nada - nem seus prazos de trabalho ou pagamentos perdidos - vale a pena arriscar sua saúde.
Estas são apenas algumas das dicas úteis que você pode seguir para começar a reduzir o colesterol hoje mesmo. A palavra importante existe hoje, pois nunca há momento melhor do que agora quando você está falando sobre melhorar sua saúde e seu estado de ser. Boa sorte!