Como identificar trocas seguras de alimentos para diabéticos?
Carlos Wilson Loureiro
• 3 min de leitura
O diabetes nunca pode ser curado. Mas, pelo menos, você pode usar seu esforço para evitar os sintomas da diabetes. Além da medicação, sua dieta está entre as considerações mais importantes. Comer os alimentos proibidos com mais frequência pode levar a um alto nível de açúcar, que é algo que os pacientes diabéticos devem evitar. Felizmente, você não precisa se limitar aos alimentos normais feitos para pessoas que sofrem de diabetes. Contanto que você saiba como identificar trocas seguras de alimentos para diabéticos, você pode obter uma variedade não enfadonha em sua dieta.
Identificando trocas seguras de alimentos para diabéticos
Fazer isso pode ser difícil no início. Mas, à medida que você pega o jeito, identificar trocas seguras de alimentos para diabéticos será fácil. Abaixo estão algumas dicas para ajudá-lo nisso:
Converse com seu nutricionista. Esse profissional deve se especializar no enquadramento de dietas para diabéticos. Diga a ele que você deseja saber a alternativa para certos alimentos que ainda são seguros para sua condição. Ele certamente pode lhe dar uma lista abrangente. Dessa forma, você não precisa mais contar calorias ou verificar o valor nutricional de cada alimento. Isso tornará seu trabalho muito mais fácil do que fazer todas essas coisas sozinho.
Use o que você aprendeu no elementar. As crianças aprendem a agrupar os alimentos com base no que podem fazer ao nosso corpo. Existem os alimentos Go, Glow e Grow. Existem também alimentos para proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais. Você pode encontrar um alimento seguro para troca de um determinado alimento no mesmo grupo, desde que tenha certeza de que é seguro para paciente diabético.
Conte as calorias. Não se esqueça de contar as calorias ao identificar trocas seguras de alimentos para diabéticos. Por exemplo, se você quer algo para trocar por carne, você pode considerar queijo, desde que tenham as mesmas calorias.
Considere outros ingredientes. É normal ingerir alguns alimentos ricos em amido, desde que os reduza ao mínimo. Se você deseja realizar alguma troca de alimentos por alimentos ricos em amido, não deve considerar apenas as calorias ou o grupo alimentar. Considere também os outros ingredientes da comida. Por exemplo, nem todos os pães são criados iguais. Alguns contêm ingredientes como cereais, nozes, queijo e açúcar.
Meça isto. Medir a comida às vezes é a única maneira de obter trocas seguras de alimentos, especialmente de frutas e vegetais. Se você deseja troca de alimentos por alguns vegetais, lembre-se desta regra: cada xícara de vegetais crus equivale a 25 calorias. Certifique-se de ralar, cortar ou fatiar o vegetal antes de medi-lo no copo para maior precisão.
Novamente, a melhor maneira de identificar trocas seguras de alimentos para diabéticos é conversando com seu nutricionista. Ele pode aconselhá-lo sobre o que fazer de melhor com sua dieta. Ele será útil não só para identificar trocas alimentares seguras, mas também para garantir que você está tendo uma dieta balanceada, perfeita para pacientes diabéticos.
Se você não pode pagar um nutricionista, a segunda melhor opção é fazer você mesmo. Só será difícil no início, mas pelo menos você aprenderá a pensar como o nutricionista.