O alecrim é uma erva que pertence à família das mentas e pode ser usada tanto para fins culinários quanto cosméticos. O cheiro do alecrim fresco é rico e satisfatório e o sabor é o acompanhamento perfeito para muitos pães, carnes, ensopados, sopas e até chás. A planta em si é linda de se olhar e o aroma da erva é inebriante. O alecrim não perde o sabor quando aquecido, o que o torna versátil e fácil de cozinhar.
Você pode cultivar plantas de alecrim ao ar livre em seu jardim ou em recipientes internos. De qualquer forma, é uma planta fácil de cultivar e manter. Aqui estão algumas dicas para obter o máximo de suas plantas de alecrim.
Pode ser difícil ter sucesso em fazer as sementes de alecrim germinarem; eles só crescem quando muito frescos e plantados em ótimas condições. Para obter melhores resultados, compre plantas de alecrim em um viveiro ou centro de jardinagem.
Escolha um local em seu jardim com sol pleno - pelo menos oito horas por dia é o melhor. O alecrim se desenvolve em solos arenosos e bem drenados, com um nível de ph de cerca de 7 ou 8. Como alternativa, você pode plantar o alecrim em vasos e mantê-los em uma janela ensolarada. Vire as plantas regularmente para maximizar a exposição ao sol.
Uma fina camada de cobertura morta de drenagem rápida irá deter as ervas daninhas e manter as raízes do alecrim aquecidas. O fertilizante não é necessário, mas pode ser administrado uma vez por ano, na primavera.
A única parte complicada do cultivo de alecrim é a quantidade de água necessária. Muita água danificará as raízes e matará as plantas, mas água insuficiente também terá efeitos desastrosos. Regue bem as plantas quando o solo estiver muito seco e deixe-as secar mais uma vez antes de regar novamente.
À medida que suas plantas começam a crescer, corte os botões à medida que aparecem para estimular o crescimento das folhas e torná -las bonitas e espessas. Remova também quaisquer folhas ou caules danificados.
Em climas mais frios, o alecrim precisa ser levado para dentro de casa durante o inverno, bem antes dos primeiros sinais de geada. O transplante pode ser complicado, pois as raízes são muito delicadas. Para obter os melhores resultados, plante o alecrim ao ar livre em vasos e, em seguida, traga os vasos para dentro de casa no final do outono.
Você pode começar novas plantas de alecrim com mudas de plantas-mãe existentes. Corte as hastes com cerca de cinco centímetros de comprimento do novo crescimento em sua planta e corte as folhas dessas hastes. Plante uma mistura de perlita e turfa e borrife água até que as raízes comecem a crescer. Em seguida, plante suas mudas como faria com qualquer planta de alecrim.
Corte os ramos de alecrim sempre que quiser. O alecrim pode ser usado fresco ou seco, na culinária, em chás ou mesmo em sabão e outros itens de higiene pessoal.
Existe uma grande variedade de alecrim disponível - algumas plantas podem crescer até 1,80 metros! Certifique-se de saber o que esperar de suas plantas lendo etiquetas e pedindo conselhos ao pessoal do berçário ou do centro de jardinagem.
Cuidado:
Certifique-se de que suas plantas de alecrim recebem bastante sol e não muita água.
Dicas rápidas:
Composto ou esterco adicionado ao solo pode fornecer nutrientes para melhorar o crescimento de suas plantas de alecrim.
Se você estiver cultivando alecrim em recipientes, fique de olho no tamanho de suas plantas e transplante-as em vasos maiores conforme o sistema radicular se expande.