Cultivar as ervas que você normalmente usa para cozinhar em seu quintal é uma maneira de economizar algum dinheiro e, ao mesmo tempo, garantir que os alimentos que você prepara sejam saborosos. Se você está procurando uma planta herbácea que seja fácil de plantar e crescer, não procure mais porque o alecrim está aqui para ajudá-lo.
Cultive alecrim ao ar livre
A própria planta está incluída no gênero hortelã e é tipicamente um arbusto que fornece flores que exalam um aroma suave e saboroso. Desde que você more em uma região quente a temperada, você pode cultivar alecrim ao ar livre em seu jardim. Se onde você mora faz frio na maior parte do tempo e ainda quer cultivar alecrim, você pode simplesmente fazê-lo dentro de casa.
Seja qual for o caso, aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao plantar e cultivar alecrim a partir de sementes.
Germinação. Supondo que você tenha as sementes em mãos, você deve saber que precisará prepará-las para o plantio a fim de estimular a germinação adequada. O processo é simples e requer apenas que você mergulhe as sementes em água por cerca de 2 a 3 horas. Certifique-se de molhar muitas sementes, pois você definitivamente vai querer plantar várias sementes em um determinado local. Isso se deve ao fato de que nem todas as sementes brotarão. Portanto, se você está planejando cultivar uma única planta, é aconselhável trabalhar com 3 a 4 sementes.
Preparação do solo. Já que você está começando com a semente, precisará fazer com que as sementes se tornem mudas por meio de um plantador. Prepare um que tenha uma drenagem ideal por baixo. Despeje uma fina camada de cascalho na parte inferior da plantadeira. Isso ajudará a drenar a água do plantador enquanto mantém o solo no lugar. Feito isso, despeje o solo. Para o solo, você pode usar qualquer solo para envasamento combinado com composto. Quando o plantador estiver pronto, crie um buraco de meia polegada no solo usando o polegar. Coloque cerca de 3 a 4 sementes e cubra com terra. Regue bem e exponha o plantador ao sol. Assim que a muda brotar, você estará pronto para transplantá-la para o canteiro de seu jardim. Obviamente, pule esta etapa se estiver planejando cultivar a planta no vaso.
Manutenção. Assim que tiver transplantado a muda para o jardim ou para um plantador maior, você precisará saber como cultivá-la e mantê-la. Começando com a rega, certifique-se de sempre manter o solo úmido. Tanto quanto possível, não espere o solo secar e rachar. Uma programação de rega de uma vez por semana deve ser suficiente. Se a área estiver insuportavelmente quente, talvez você precise mudar para um programa de duas vezes por semana. Além de regar, certifique-se de manter a planta exposta ao sol. Isso é importante se a planta ainda é uma muda ou amadureceu.
Quando sentir necessidade de colher o alecrim, basta cortar a planta pelo caule. Você já tem ervas frescas para usar. Agora, se você planeja usar ervas de alecrim mais tarde, pode congelá-las para preservá-las.