Um dos instrumentos musicais mais antigos que datam de 1500 aC é o trompete. É o instrumento que registra o tom mais alto na família dos instrumentos de sopro. A manutenção adequada deste instrumento musical mantém seu desempenho perfeito por anos e anos, ficando ainda melhor com o passar do tempo. Um dos fatores importantes para cuidar adequadamente de sua trombeta é lubrificar suas válvulas. Essas válvulas foram adicionadas ao trompete para que os instrumentistas pudessem tocar praticamente todas as notas da escala cromática, aquelas que nunca foram tocadas antes. Isso torna o trompete um instrumento musical muito versátil que é hoje. Existem basicamente três válvulas que, quando combinadas, fornecem mais passos do que antes era impossível conceber. Lubrificar as válvulas uma vez por semana manterá o instrumento funcionando muito bem. Aqui estão as etapas para fazer isso.
Comprando seu óleo. Você precisará comprar óleo de válvula de pistão para lubrificar seu instrumento. Isso está disponível em qualquer loja de música. Existem basicamente 2 tipos de óleo para as válvulas de trompete à sua escolha. Um é o óleo natural e o outro é o óleo sintético. Ambos são bons de usar, dependendo de sua preferência. No entanto, certifique-se de usar apenas um ou outro para lubrificar suas válvulas. Misturá-los pode causar algum dano à sua trombeta.
Preparando suas válvulas para lubrificação. Afrouxe cada uma das tampas das válvulas que estão em cima das válvulas, removendo-as de seus invólucros. Certifique-se de que ao remover todas essas válvulas completamente, você deve colocá-las em uma superfície muito limpa. Isso evitará que sujeira ou qualquer outra forma de detritos entre neles. Anote os números localizados na lateral de cada válvula. Caso não tenham números, é melhor retirá-los apenas na metade ao fazer a lubrificação. Você verá que cada um tem uma guia ou guia em algum lugar na parte superior. Também haverá abas projetando- se de cada lado. Cada guia será mais larga em uma extremidade do que na outra. Lembre-se da direção de cada guia para alinhá-las adequadamente mais tarde, conforme você as retorna para dentro.
Lubrificando suas válvulas. Comece a lubrificar suas válvulas colocando cerca de 2 ou 3 gotas na área inferior da primeira válvula que tem todos os orifícios. Uma vez feito isso, retorne a válvula para o invólucro, movendo-se para cima e para baixo para distribuir uniformemente o óleo ao redor de toda a válvula. Execute este procedimento de lubrificação em todas as suas três válvulas. Em seguida, coloque-os de volta em suas carcaças com cuidado, certificando-se de que as guias das válvulas estejam alinhadas com todas as ranhuras localizadas nas áreas internas das carcaças. Aparafuse as tampas das válvulas.
Lubrificação regular e métodos de limpeza corretos são as melhores maneiras de manter seu instrumento musical em ótima forma. Se você é músico de coração, sabe que é vital dar às ferramentas do seu ofício a maior importância quando se trata de manuseá-las com cuidado. Não importa o quão talentoso você seja, se você for descuidado com seu instrumento, você nunca ficará feliz com a forma como ele se apresenta para você. Trate-o com amor e ele corresponderá a todas as suas expectativas.