Escrever um ensaio eficaz geralmente é uma questão de encontrar um bom tópico autolimitador e cobrir aspectos suficientes desse tópico para satisfazer seu público. Um ensaio pessoal bem escrito não é um manifesto ou discurso retórico, mas uma peça relativamente curta e focada com elementos de escrita criativa e jornalística. Ensaios permitem que os escritores injetem seus próprios pensamentos subjetivos e observações no trabalho, não simplesmente fatos, números e análises objetivas. Se você estiver interessado em escrever um ensaio, aqui estão algumas etapas a seguir:
Encontre um tópico autolimitante. Um ensaio eficaz geralmente aborda um assunto estreito, o que ajuda a manter seu comprimento geral curto. Em vez de usar "O Natal ao longo dos anos" como tema de ensaio, por exemplo, tente reduzir o tema do Natal a uma única lembrança ou aspecto sobre o feriado. "Mitos comuns das reuniões de família no Natal " seria um tópico muito mais focado para um ensaio pessoal. Um escritor pode ter que se aprofundar várias vezes até que um tópico de ensaio adequadamente limitado seja encontrado.
Escolha um tom. Os ensaios podem variar de humorístico a acadêmico, portanto, um redator deve decidir sobre o tom apropriado para a peça antes de começar a escrevê-la. Em nosso exemplo de Natal, o ensaio poderia ser escrito como uma peça humorística sobre eventos comuns em torno de reuniões de família, ou poderia ser uma exploração acadêmica da dinâmica familiar durante as reuniões de Natal. Se o escritor decidir seguir um tom humorístico, o ensaio precisa refletir esse tom de maneira consistente. Ao escolher um tom geral, o escritor pode auto-editar passagens que não combinam com o clima da peça geral.
Selecione pelo menos três aspectos diferentes do tópico. Os ensaios têm muito em comum com os temas de cinco parágrafos do ensino médio e universitário. Essencialmente, um redator de ensaio deve dizer ao público o que ele está prestes a dizer, dizer de pelo menos três maneiras diferentes e então lembrar ao público o que ele acabou de dizer. Em nosso exemplo de ensaio de Natal, os vários mitos de reuniões familiares podem formar seus próprios parágrafos. Deve ser bastante fácil gerar pelo menos três aspectos diferentes de reuniões familiares, se não dezenas mais.
Use o (s) primeiro (s) parágrafo (s) para apresentar o tópico ao leitor. Isso pode significar algumas observações pessoais sobre a visão geral do escritor sobre a temporada de férias, depois algumas idéias sobre reuniões familiares em geral e, finalmente, uma descrição de alguns mitos específicos. No momento em que um redator apresenta seu primeiro ponto principal, o leitor já deve ter uma compreensão do tom e do foco do ensaio. Uma introdução para nosso ensaio de Natal poderia ser o seguinte: "Nunca entendi realmente a época do Natal, agora que me tornei adulto. Sei que muitas famílias insistem em convidar o querido tio Jim para alguns lanches pós-reabilitação, mas nunca estive tão ansioso para ver minha própria família. Existem algumas razões convincentes pelas quais... "
Organize os pontos individuais em uma ordem efetiva. Pode ser do mais fraco ao mais forte, do mais antigo ao mais novo, do engraçado ao mais engraçado ou qualquer outra ordem que leve o leitor do início ao fim em uma progressão lógica. Em nosso ensaio de Natal, os vários mitos podem ser delineados de antemão e organizados em um formato "Top Ten" do mais fraco ao mais forte em termos de humor. As transições entre os elementos em um ensaio são muito importantes, portanto, evite usar as variedades padrão "Primeiro, segundo, finalmente".
Deixe seus leitores com um gostinho na boca. O parágrafo final de um ensaio não precisa necessariamente ser uma repetição obsoleta dos pontos anteriores. Em nosso exemplo de ensaio de Natal, o escritor poderia terminar com um conselho irônico para o leitor ou uma provocação para futuros tópicos de ensaio: "Então, se você acha que há muita mitologia em torno das reuniões de família de Natal, espere até ver o que acontece no quarto de julho. " O último parágrafo de um ensaio pode ser tão pessoal e subjetivo quanto o parágrafo inicial, ou pode terminar com uma linha pungente, como a picada final de um poema.
Dicas rápidas:
Os ensaios raramente devem ter mais do que duas ou três páginas digitadas para eficácia máxima.
Um ensaio nunca deve ser confundido com um conto. Mantenha o diálogo do personagem no mínimo ao escrever um ensaio em primeira pessoa.