Treinar um cachorro pode ser demorado, mas também pode ser fácil se você seguir estas etapas simples:
Determine seus objetivos. Comece com os comandos básicos, incluindo 'calcanhar', 'sentar' e 'ficar'. Não se esqueça de incluir um comando como 'OK' ou 'livre' para que seu cão saiba que pode relaxar quando a tarefa terminar. Também ensine seu cão a responder ao seu nome. Uma vez que seu cão tenha aprendido isso, você pode adicionar comportamentos mais complicados. Assim como você não esperaria que uma criança fosse capaz de realizar tarefas complicadas, não espere que seu novo cachorrinho ou cão não treinado seja capaz de fazer truques ou exibir comportamentos complicados.
Seus objetivos para treinar seu cachorro também podem incluir regras específicas para dentro de sua enxada. Por exemplo, você pode treinar seu cão para ficar fora do sofá ou da cama. Como é importante ser consistente, certifique-se de começar este treinamento assim que adquirir seu novo cão.
Comece a treinar. Muitas pessoas acham difícil começar a treinar um novo cão. Limite cada sessão a 5 ou 10 minutos; este é o tempo de atenção da maioria dos cães. Durante cada sessão, concentre-se nos comandos que você deseja que eles aprendam. Certifique-se de que o ambiente seja silencioso, confortável e livre de distrações. Certifique-se de que está de bom humor; caso contrário, você pode ficar frustrado quando seu cão não responde aos comandos. Sempre seja consistente com suas palavras, tom de voz e expectativas; caso contrário, você pode confundir seu cão.
Se você está treinando seu cão para obedecer às regras domésticas, como ficar longe dos móveis, não faça isso em sessões de treinamento específicas. Em vez disso, diga "NÃO" com firmeza quando perceber que o cão está fazendo algo contra as regras.
Use reforço positivo. Toda vez que seu cão fizer isso corretamente, reforce o comportamento com guloseimas e elogios. Certifique-se de dizer "Bom" no instante em que seu cão apresentar o comportamento adequado. No entanto, evite punições severas ao tentar treinar seu cão. Isso pode funcionar contra você.
Aumente as expectativas. Depois que seu cão tiver aprendido os comandos básicos, aumente lentamente suas expectativas. Por exemplo, você pode esperar que eles fiquem sentados por mais tempo antes de elogiá-los. Você também pode começar a usar os comandos em um ambiente mais ocupado, embora não se surpreenda se seu cão tiver problemas para ouvir no início. Certifique-se de continuar recompensando-os por exibirem o comportamento adequado. Depois que seu cão dominar esses comandos e se sentir confortável com seu método de treinamento em geral, você pode passar para outros comandos.
Reduza as recompensas de comida. Ao terminar de ensinar os comandos desejados, reduza gradualmente as recompensas alimentares. Ainda assim, certifique-se de dar elogios verbais. No entanto, eventualmente você vai querer que seu cão siga os comandos sem a promessa de uma guloseima.
Se você não tem tempo para fazer todo o treinamento sozinho, verifique com a sociedade humanitária local para aulas de treinamento de cães em sua área. Mesmo com as aulas, você deverá se esforçar para treinar seu cão entre as aulas. Treinar um cachorro exige tempo e paciência, mas vale a pena.