Como cuidar de um gatinho: cuidando de gatinhos?

Cuidar de um gatinho novo pode dar muito trabalho
Cuidar de um gatinho novo pode dar muito trabalho, especialmente quando se trata de treinamento na caixa de areia.

Receba dicas sobre cuidados básicos com gatinhos

Se você acabou de adquirir um gatinho, pode estar se perguntando como cuidar dele e o que deve fazer. Você pode ter perguntas sobre vacinas, alimentos, caixas sanitárias e preocupações com a saúde dos gatinhos. Veja como cuidar de um gatinho.

  1. Fale com seu veterinário sobre as vacinas. Seu gatinho provavelmente receberá uma variedade de vacinas entre oito e dezesseis semanas de idade. Estes irão proteger contra a leucemia felina (FeLeuk) e o vírus da imunodeficiência felina (FIV). FIV e FeLeuk são vírus que atacam o sistema imunológico de forma semelhante à forma como o HIV ataca o sistema imunológico em humanos. Outras vacinas que ela provavelmente receberá incluem cinomose e raiva. A vacina contra cinomose também ajudará a proteger contra alguns vírus respiratórios. O cuidado começa com uma visita ao seu veterinário para ter certeza de que ele está em dia com todas as vacinas.
  2. Fale com seu veterinário sobre como controlar parasitas como pulgas, lombrigas, carrapatos, tênias e ácaros da orelha. Os parasitas podem deixar o seu gatinho desconfortável e potencialmente muito doente. O tratamento para esses parasitas é geralmente muito fácil e altamente recomendado.
  3. Alimente seu gatinho com comida de qualidade. O seu gatinho precisa de comida feita com a quantidade adequada de proteínas, vitaminas e minerais para crescer. Você notará que há muitas opções de comida por aí, então faça sua pesquisa e encontre a melhor. Um bom alimento é o gatinho Nutro Natural Choice Complete Care. Você deve conseguir encontrar isso em uma loja de animais. Se você tem um gato mais velho e seu gatinho come um pouco da comida dele, não há nada para se preocupar, mas tente fazê-los separadamente até que seu gatinho tenha um ano de idade e possa fazer a transição para a comida de adulto. Dê a ela um pouco de comida seca para mastigar durante o dia e alimente-a com comida enlatada duas vezes ao dia. Nunca dê leite de vaca; pode causar diarreia.
  4. Mantenha o seu gatinho abastecido com água. A tigela de água deve ser bem rasa para que eles possam alcançá-la. Os gatinhos são frequentemente fascinados pela água e provavelmente irão brincar e tombar a tigela. Uma toalha embaixo da tigela ou uma tigela com uma base pesada (ou ambas!) Pode ser uma ótima idéia.
  5. Você precisará ensinar seu gatinho a usar a caixa sanitária. Cuidar de um gatinho novo pode dar muito trabalho, especialmente quando se trata de treinamento na caixa de areia. Arraste sua pata por uma caixa sanitária e ela saberá instintivamente o que fazer a seguir. Mantenha a caixa sanitária limpa retirando qualquer material duas vezes ao dia. Use uma ninhada que não aglomere nos primeiros três meses, pois engolir ninhadas aglutinantes podem bloquear o trato digestivo.
    Mantenha a caixa sanitária limpa retirando qualquer material duas vezes ao dia
    Mantenha a caixa sanitária limpa retirando qualquer material duas vezes ao dia.
  6. Mantenha seu gatinho limpo. Um banho completo não é necessário, mas esfregar um pano úmido e quente sobre ela ajudará se ela não souber como se limpar. Este também é um ótimo ritual de vínculo, já que você a está "tratando como mãe".
  7. Faça carinho no seu gatinho. O cuidado adequado envolve muito amor. É muito importante que você a acaricie suavemente para que ela se acostume com a ideia. Isso ajudará a eliminar quaisquer tendências agressivas que ela tenha. Enquanto acaricia, mantenha sua voz baixa e seus movimentos lentos para não assustá-la.
  8. Não se esqueça de brincar com seu gatinho. Só tome cuidado quando ela atacar suas mãos, pés ou cotovelos e não deixe que ela mexa com você. Isso vai ensiná-la a brigar com você quando ficar mais velha. Alguns especialistas recomendam emitir um som agudo se o seu gatinho ficar muito áspero.
  9. Pegue brinquedos para seu gatinho que ele possa empurrar facilmente. As sugestões incluem um mouse falso, uma bola de papel ou uma pequena bola. Lembre-se de que eles não devem brincar com coisas que podem engolir ou sufocar facilmente, como alfinetes, clipes de papel, elásticos, agulhas com rosca ou sacos plásticos.
  10. Contacte o seu veterinário se o seu gatinho apresentar os seguintes sintomas:
  • Vômito
  • Diarréia
  • Letargia ou cansa-se facilmente
  • Respiração ofegante
  • Esforço ao urinar ou defecar
  • Sangrando
  • Mudança de apetite
  • Mudança de comportamento ou atitude
  • Alterações respiratórias
  • Contrações anormais
  • Quaisquer outras perguntas ou preocupações que você tenha
Artigos relacionados
  1. Como saber a idade aproximada de um gato?
  2. Como viajar com segurança com um gato?
  3. Como tratar um gato desidratado?
  4. Como tratar um gato para peles emaranhadas?
  5. Como tratar um gatinho constipado: encontrar alívio para a constipação?
  6. Como tratar a acne do gato?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail