Assim como as pessoas, os gatos podem ficar desidratados. Os gatos ficam desidratados devido a vômitos e doenças, falta de água disponível ou calor extremo do verão. Em muitos casos, a desidratação pode ser causada por um problema subjacente, como problemas renais ou diabetes. Para gatos, a desidratação requer cuidados imediatos e, às vezes, até uma visita ao veterinário. Veja como tratar um gato desidratado:
Verifique os níveis de hidratação do seu gato. Se você acha que seu gato pode estar desidratado, belisque suavemente um pouco da pele perto do pescoço dele. Se não retornar à posição natural rapidamente, seu gato está muito desidratado e você deve chamar um veterinário. Outros sintomas de desidratação grave incluem boca seca e gengivas pegajosas e secas (não escorregadias e molhadas), olhos fundos ou um gato que parece exausto para se mover. Se você notar algum desses sintomas extremos, leve seu gato ao veterinário imediatamente.
Fornece água. Se você acha que seu gato está desidratado, mas não parece grave o suficiente para exigir cuidados veterinários imediatos, forneça água imediatamente, mas não deixe seu gato beber muito, ou isso pode perturbar seu estômago. Em vez disso, dê um pouco de água na tigela normal do gato a cada 15 minutos.
Dê eletrólitos ao seu gato. Gatos desidratados precisam não só de água, mas também de eletrólitos. Você pode dar a seu gato uma bebida rica em eletrólitos, como Pedialyte sem sabor, para restaurar seus eletrólitos. Administre pequenas quantidades de Pedialyte com um conta-gotas ao longo de cerca de uma hora. Se você não tem acesso ao Pedialyte, Gatorade também pode funcionar. Quando um gato estiver bebendo sozinho, misture Pedialyte ou Gatorade com água na tigela do gato.
Ofereça pedaços de gelo. Se o seu gato está vomitando água, lascas de gelo para lamber podem iniciar o processo de reidratação lentamente para ajudar o gato a manter a água baixa. Certifique-se de oferecer pequenas lascas, não cubos de gelo que podem se tornar um risco de asfixia.
Ofereça comida para bebé ou comida enlatada. Os alimentos enlatados contêm mais umidade do que os secos e podem aumentar lentamente os níveis de hidratação do seu gato. Alimente com comida de gato enlatada ou comida de bebê com carne (sem cebola ou alho)
Leve seu gato ao veterinário. Se o seu gato não mostrar sinais de melhora rapidamente após o tratamento em casa, ou mostrar sinais de desidratação severa, leve-o ao veterinário. A desidratação em gatos é uma condição séria e perigosa. Um veterinário pode tratar um gato desidratado fornecendo fluidos subcutâneos ou intravenosos para elevar os níveis de hidratação do seu gato de forma rápida e segura.
Níveis baixos ou leves de desidratação podem ser tratados em casa, mas os casos graves requerem tratamento veterinário imediato. Não tente tratar um gato desidratado em casa se você suspeitar de desidratação grave ou de uma doença ou problema de saúde latente. Se você estiver lidando com gatinhos desidratados devido a vômitos ou diarréia, leve-os ao veterinário imediatamente. Sempre certifique-se de que seu gato tenha bastante água limpa e fresca e um lugar fresco para sentar durante os meses quentes de verão, para evitar a desidratação.