Gelato significa simplesmente "congelado" em italiano. Esta iguaria histórica remonta a 1600, quando o reconhecido inventor Bernardo Buonatalenti surpreendeu agradavelmente a corte de Catherina de Medici com sua criação gelada, e desde então o Gelato tem agradado a muitos paladares.
Sorvete normal
Gelato não é igual ao conhecido sorvete europeu; as principais diferenças são que o Gelato não contém tanto ar, o que provoca um sabor mais intenso. A boa notícia é que ele é mais saudável do que o sorvete comum, pois (geralmente) contém todos os ingredientes naturais e menos gordura da manteiga e, portanto, menos calorias.
Panelas e ingredientes que você precisará para fazer o Gelato:
- 2 xícaras de leite
- 1 xícara de creme de leite
- 4 gemas de ovo
- 0,5 xícara de açúcar
- panela de molho
- tigela grande
- filtro
- sorveteira
- recipiente que sela
Pegue a panela e misture o leite com as natas. Aqueça até formar espuma nas bordas e, em seguida, remova-o imediatamente do fogo.
Agora, pegue sua tigela grande e bata as quatro gemas e o açúcar até formarem uma espuma. Aos poucos, despeje a mistura de leite quente com creme nas gemas, mexendo constantemente.
Coloque a mistura de volta na panela e cozinhe em fogo médio, mexendo de preferência com uma colher de pau até que a mistura gele levemente e cubra as costas da colher. Se aparecerem caroços, retire do fogo imediatamente!
Despeje esta mistura através de uma peneira fina em uma tigela. Cubra e leve à geladeira por várias horas.
Agora, para a parte preguiçosa: despeje a mistura na sorveteira e congele conforme as instruções do manual da sorveteira. Depois que a sorveteira terminar seu trabalho, transfira o produto para um recipiente lacrado e congele até ficar firme. Se o seu gelato ficar muito firme, coloque-o na geladeira até atingir a consistência perfeita.
Agora só falta curtir seu produto puro e compartilhar com amigos e famiglia! O jeito italiano.