O derrame canino, embora raro como um problema de saúde canino, ocorre quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido devido a uma artéria bloqueada ou hemorragia.
Existem dois tipos de AVC canino:
- AVC isquêmico - falta de fluxo sanguíneo para o cérebro devido a uma artéria bloqueada. Eles podem ser vinculados às seguintes condições:
- Doença renal
- Doença cardíaca
- Doença de Cushing
- Diabetes
- Hipertensão
- Obstrução devido ao fragmento de um tumor, cartilagem espinhal, parasitas ou gordura
- Glândulas tireoides sub ou superativadas
- AVC hemorrágico - o fluxo sanguíneo adequado para o cérebro é interrompido pelo sangramento real no cérebro. Esses episódios podem ser causados pelas seguintes condições:
- Doenças renais, cardíacas, de Cushing e da tireoide, pois podem levar à hipertensão
- Um certo tipo de verme pulmonar denominado angiostrongilose
- Venenos de roedores
- Inflamação arterial
- Trombocitopenia imunomediada
- Tumor cerebral
- Desenvolvimento atípico de vasos sanguíneos no cérebro
- Trauma na cabeça
Os sinais e sintomas de alerta do AVC canino não são exclusivos desta condição médica, o que pode complicar o diagnóstico. Os seguintes são sintomas comuns:
- Inclinar a cabeça
- Virando para o lado errado quando chamado
- Comer de um lado do prato de comida
- Cegueira
- Perda de equilíbrio
- Letargia
- Perda do controle da bexiga e intestino
- Mudança abrupta de comportamento
Se o dono suspeita que seu animal de estimação teve um derrame, um veterinário deve verificar o cão. O veterinário fará um diagnóstico por:
- Realizar um exame físico, estudando cuidadosamente os sintomas que se apresentam.
- Realização de uma ressonância magnética (ressonância magnética) ou tomografia computadorizada (tomografia computadorizada). O cão deve ser anestesiado para realizar o trabalho de diagnóstico de ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Testes de diagnóstico
A maioria dos testes de diagnóstico é usada para descartar outras possibilidades para a causa dos sintomas. O veterinário o ajudará a determinar a causa ou causas depois de confirmar que o cão teve um derrame.
Cachorro geralmente se recupera
O tratamento do derrame canino começa com a identificação da causa subjacente do derrame e o tratamento para evitar que cause mais derrames no futuro. Não há como reparar o dano causado por um derrame, mas não é tão debilitante para os cães quanto pode ser para as pessoas. Com os devidos cuidados, a maioria dos cães se recupera em várias semanas. Essa recuperação também dependerá da gravidade do derrame e da quantidade de danos causados, mas o potencial de recuperação é uma boa notícia para o proprietário. O cão geralmente recupera a maior parte de suas funções motoras e movimentos com o tempo e paciência, mas o comportamento pode ser ligeiramente alterado em relação ao que era antes do AVC, o que pode ser algo que o dono terá que aprender a aceitar. Seja qual for o caso, os cães geralmente sobrevivem a um derrame.