Em um ambiente corporativo, sempre se falará sobre a formação de uma equipe, sobre o trabalho em equipe, sobre ser membro de uma equipe, mas muitas vezes é muito difícil arrancar porque não há planejamento envolvido na criação de um time.
Deve haver um senso de propósito quando uma equipe é criada e deve haver orientações claras sobre quais são as funções da equipe e as metas que a equipe deve atingir.
Abaixo estão as etapas a serem seguidas na construção de uma equipe eficaz.
A gestão deve comunicar claramente o desempenho esperado e os resultados da equipe, dado o investimento nos recursos que alocam para a criação da equipe, como dinheiro, tempo e pessoas.
Os membros da equipe devem entender completamente por que a equipe foi criada e sua importância para o cumprimento das metas e objetivos de negócios da empresa.
Os membros da equipe devem estar comprometidos com a realização da equipe e com as metas corporativas. Eles devem compreender a missão e os resultados esperados que são valiosos para suas próprias carreiras e para a empresa.
Os membros da equipe devem ser selecionados com base nas habilidades, capacidades e conhecimentos que possuem e manifestam individualmente, e no entusiasmo em fazer parte de uma equipe que contribuirá para o seu crescimento e para a empresa. Devem estar cientes dos recursos de que dispõem que a empresa está a disponibilizar para a concretização dos objectivos que originaram a formação da equipa.
A equipe deve formar seu estatuto. Deve ter sua própria missão, visão e conjunto de estratégias alinhadas com a missão e visão corporativa. Eles devem estar cientes de sua própria área de responsabilidade e devem conhecer os resultados esperados, o cronograma, como os resultados da equipe e o fluxo do processo serão medidos e revisados.
A equipe deve sentir coletivamente que é a proprietária da carta. Eles devem receber poder e liberdade para realizar suas tarefas dentro dos limites e limites que foram definidos durante a criação do grupo.
Deve haver um sistema de relatórios e uma medida de responsabilidade em vigor que devem ser compreendidos por todos os membros da equipe. Um sistema hierárquico também deve ser instituído para designar um líder e evitar confusão na geração de relatórios e fazer com que todo o processo seja executado da maneira mais tranquila possível.
A equipe deve revisar periodicamente e fazer recomendações sobre como fazer o processo funcionar de forma mais sistemática. Os membros da equipe devem responsabilizar-se mutuamente pelo cumprimento dos cronogramas e dos resultados esperados.
Os membros da equipe devem entender que a equipe progredirá sem problemas por meio da cooperação e colaboração. Eles devem estar cientes de que suas tarefas individuais e os resultados esperados contribuem para o cumprimento do objetivo corporativo maior. Eles devem aprender a resolução de conflitos, a condução eficaz das reuniões e a tomada de decisões com base no consenso de todos os membros do grupo.
A comunicação e a troca de informações entre os membros da equipe devem ser abertas. Comentários positivos e feedback devem ser encorajados e conflitos e diferenças de opinião devem ser resolvidos rapidamente. Os membros da equipe devem ser ensinados a dar feedback honesto e receber feedback de forma construtiva.
Dentro do conjunto de limites e limites, os membros da equipe devem ser incentivados a exercitar o pensamento criativo e a inovação. A administração deve ser receptiva a eles antes que possam ser implementados.
Fornece suporte total continuamente
A gerência deve fornecer continuamente suporte completo e os recursos necessários para tornar a equipe um sucesso. Seu desempenho e realizações contribuirão amplamente para o sucesso e o crescimento da empresa. A gestão também deve compensar e recompensar as realizações da equipe. Isso não apenas encorajará a equipe a ter um desempenho melhor a cada vez, mas eles se sentirão mais orgulhosos de fazer parte de uma equipe eficaz e vencedora.