Os negócios podem ser o seu pão com manteiga ou a sua paixão, mas no final do dia, o resultado final é o que realmente importa. O lucro que você obtém com suas operações e vendas é o combustível que impulsiona a produção e o desenvolvimento futuros, esteja você administrando uma empresa multinacional de fabricação de automóveis ou uma barraca de limonada de esquina.
Durante os tempos difíceis de recessão e com a economia não melhorando tão cedo, é uma ótima ideia revisar os fundamentos para ter certeza de que seu negócio ainda está em solo sólido.
Saiba quanto você vale. Certifique-se de conhecer a movimentação de caixa em sua empresa. Reavalie quanto dinheiro você está gastando em despesas e compare-o com sua receita de mark-up e vendas brutas. Às vezes, as empresas falham devido à incapacidade de manter livros e contas atualizados. Também seria útil saber os valores estimados em relação ao valor de mercado de seus ativos, caso você precise liquidá-los para expansão futura.
Conheça sua empresa. Às vezes, uma avaliação simples como uma análise SWOT pode ajudar. Para quem não sabe, SWOT significa pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Listar esses detalhes permite que você e sua equipe identifiquem os pontos fortes da empresa e as áreas problemáticas, bem como prevejam quaisquer problemas emergentes. Mais importante ainda, dá à sua empresa a capacidade de reagir a condições futuras que podem ajudar ou colocar em risco sua posição atual no mercado. Os consultores de gestão sempre usam essa técnica para identificar a linha de base de cada empresa. Se você não pode contratar um consultor, você sempre pode fazer isso sozinho. Basta confiar em seu instinto de negócios para fazer os ajustes adequados.
Conheça o seu mercado. É literalmente uma selva lá fora e sua posição no jogo nunca está garantida. Além de conhecer os pontos fortes e o funcionamento interno da sua empresa, também é vantajoso saber o que a concorrência está fazendo e como o resto do mercado está reagindo a isso. É uma partida de xadrez. Às vezes, ter o melhor produto não é suficiente. Também deve ser feito um esforço suficiente para promover o produto, para garantir que as pessoas realmente saibam o que você está oferecendo.
Invest. Quando e se você ganhar dinheiro, munido das informações obtidas em todos os demais itens acima, invista a quantia em equipamentos, treinamentos ou outras coisas que possam melhorar sua empresa. Como diz o ditado sobre negócios, você precisa de dinheiro para ganhar dinheiro. Saber como usar seu dinheiro é fundamental se você deseja tornar sua empresa lucrativa.
Corte a gordura. Esta é provavelmente a coisa mais difícil de fazer. Às vezes, cortar despesas é a única maneira de aumentar o lucro. Você tem uma máquina extra por aí? Você pode telas para matérias-primas mais baratas para seus produtos? Talvez você tenha posições redundantes em sua folha de pagamento que poderiam ser facilmente desempenhadas por uma pessoa. Embora essas decisões possam não ser favoráveis e populares, essas são as coisas que um empresário deve fazer para garantir o sucesso no jogo.
O sucesso nos negócios não é fácil, mas com essas diretrizes simples e memoráveis, você pode facilmente ir na direção certa.