Como decidir se a ética nos negócios ou os lucros são mais importantes?
Vicente Barbosa de Cruz
• 3 min de leitura
"Não, pare, não siga em frente neste caminho", diz uma voz interior para você. Esse é o sistema de valores que nos ajuda a distinguir entre a maneira certa e a errada de implementar planos, tomar decisões, atingir seus objetivos e liderar sua equipe e pode ser denominado como ética.
ÉTICA são definidas como "os princípios de conduta que governam um indivíduo ou grupo". A ética é a fibra moral dos negócios, que, a menos que claramente estabelecida em um programa, será definida pelo comportamento da alta administração, servindo de exemplo para o comportamento dos funcionários.
Uma empresa criada com o objetivo de prestar um serviço ou disponibilizar um produto com a intenção de obter lucro, ou de retorno sobre o investimento para os acionistas, deve ter uma forte ética empresarial ou sua principal consideração deve ser o lucro? A ética e os lucros podem coexistir em um ambiente de negócios?
Mostre maior envolvimento
Negócios sustentáveis só podem ser construídos e nutridos com base em uma forte atmosfera de confiança entre todos os membros da equipe e com todas as partes interessadas envolvidas, ou seja, os acionistas, os funcionários, os empregadores, os fornecedores, os reguladores e, por último, mas não menos importante, os clientes. Somente quando a confiança for conquistada e merecida por meio da experiência de comportamento e interação anteriores, todas essas partes interessadas mostrarão maior envolvimento e comprometimento com a visão compartilhada da empresa. Este envolvimento aprimorado resultará em melhores investimentos, negócios e lucros.
Uma vez que qualquer negócio, não construído com base na ética e em valores fortes, está sempre sujeito a questionamentos, dúvidas, suspeitas, investigações e relações deterioradas, a confiança de suas partes interessadas será corroída lentamente e, talvez, como uma queda repentina das relações públicas, etc.
O que cada parte interessada vê como valor na empresa?
Os clientes veem o valor do produto ou do serviço, valor representado pelo comportamento empresarial, serviço, responsabilidade social, etc.
Os funcionários veem o valor em seus objetivos pessoais refletidos como parte da visão de negócios, o conteúdo de seu trabalho, a segurança e o crescimento que isso traz dentro da hierarquia corporativa.
Os acionistas veem um negócio em crescimento e bem administrado, a percepção do cliente, o modelo de negócios forte e sustentável, etc.
Os fornecedores também compartilham a visão corporativa de crescimento e vêem seu crescimento junto com a empresa, e também veem valor na ética comercial e na gestão de fornecedores e se orgulham de estar associados ao negócio.
Os reguladores veem valor em uma empresa que cria indústria ao mesmo tempo que preserva os padrões éticos e também cumpre sua responsabilidade social.
À medida que os aumentos e desacelerações econômicas acontecem, uma empresa construída com base em princípios e princípios éticos fortes não apenas sobreviverá, mas sobreviverá lucrativamente com uma forte rede de relacionamentos com todas as partes interessadas e servirá como um modelo para todas as empresas que têm uma visão de longo prazo de sucesso sobrevivência.
Em suma, não só o que uma empresa faz ou lida é importante, mas igualmente importante "como" a empresa faz o que faz. Especialmente à medida que a economia se distancia da turbulência recente, todas as partes interessadas perceberão o aumento do valor em um negócio construído com base em fortes padrões éticos e também em padrões de negócios.