Como avaliar o risco do negócio?

A empresa A não avaliou a possibilidade de a empresa B assumir o mesmo risco
A empresa A não avaliou a possibilidade de a empresa B assumir o mesmo risco.

Sim, você deve arriscar para ter sucesso

O risco faz parte do negócio. Se você não gosta de riscos, provavelmente não gostará de negócios. Assumir riscos pode trazer recompensas ou decepção. Aqui estão algumas etapas de avaliação de risco:

  1. Quem mais está correndo risco? Seus concorrentes! Eu estive em uma conferência em Miami, anos atrás, onde um executivo de uma das maiores empresas da Europa disse que não correr riscos pode colocá-lo na falência. Ele mostrou um exemplo de a Empresa A não correr riscos devido a um pequeno retorno projetado. A empresa B, a concorrente, assumiu o risco porque poderia ver um grande retorno. E onde foi esse retorno? Foi na captura do mercado da Empresa A. A empresa A não avaliou a possibilidade de a empresa B assumir o mesmo risco. A pergunta estava relacionada às novas tecnologias de fabricação, que estavam disponíveis para AMBAS as empresas. A Empresa A foi forçada a atualizar suas fábricas porque a Empresa B atualizou suas fábricas. Enquanto tentavam recuperar o atraso, perderam uma boa fatia de seu mercado.

    Deixe-me dizer de outra maneira. A empresa A decidiu que atualizar suas fábricas não aumentaria sua participação no mercado. As devoluções não justificariam o custo. A empresa B, com seus métodos de fabricação mais antiquados, poderia ver uma grande redução em seus custos de produção, o que lhes permitiria reduzir seus preços significativamente - o que garantiria mais participação no mercado. A empresa A ignorou essa possibilidade.

  2. Quão boas são as suposições que você está fazendo sobre um empreendimento de risco? Prevê-se que muitas mudanças de fabricação aumentam a qualidade, a capacidade e o rendimento. É fácil deixar que a mesma "exuberância" de que Greenspan falou domine o pensamento realista. Um aumento no rendimento do produto pode fazer com que valha a pena correr o risco. Mas se as expectativas de rendimento não forem atendidas, você pode realmente perder dinheiro porque não foi capaz de reduzir o custo de fabricação de seu produto. As despesas de capital não desaparecem apenas porque a fábrica não está produzindo conforme as expectativas.

    Estive envolvido em muitos projetos de risco durante minha carreira profissional. Achei muito comum os executivos negligenciarem as reservas que os supervisores de fabricação podem ter sobre o rendimento da produção. Bem, isso faz parte do trabalho deles - superar objeções. Se os executivos pensam que devem superar todas as objeções a um projeto antes de prosseguir, nada será realizado. Os problemas surgem quando as objeções são ignoradas ou não avaliadas.

  3. E se as projeções de um projeto de risco não forem atendidas? Haverá problemas com o início de qualquer projeto. Quando o projeto estiver concluído e as expectativas não forem atendidas, a multidão "Eu avisei" irá se apresentar para mostrar como eles estavam "certos" e, portanto, deveriam receber alguma glória. Estes podem ser os dias sombrios de um projeto.

    Ao avaliar um risco, perceba que as coisas podem não correr bem no início. Portanto, você precisa ter planos de contingência em sua avaliação. Se isso acontecer, faremos isso. Se isso acontecer, faremos isso. Uma forma de reduzir o risco é não excluir ninguém da avaliação que tenha uma função no resultado final.

  4. Os consultores ajudarão nesta avaliação de risco? Os consultores são frequentemente usados na indústria. Alguns são muito competentes; outros não distinguem maçãs de laranjas. Um currículo longo não faz um consultor. Uma longa história de experiência relacionada em gerenciamento de risco sim. Muitas vezes, quando um consultor chega a uma empresa, ele sobrecarrega a alta administração com BS Ele então cria um desastre. Os consultores devem ser avaliados da mesma forma que um alto executivo é avaliado antes de receber uma oferta de cargo na empresa. Referências precisam ser contatadas. Descubra em quais projetos ele trabalhou e entre em contato com os diretores envolvidos e pergunte se o projeto foi bem-sucedido, quanta contribuição o consultor realmente teve sobre o projeto e se eles contratariam o consultor novamente. Consultores são caros, mas não considerar o uso de consultores em um projeto importante pode ser mais caro. Qual é o risco?
    Assumiu o risco porque poderia ver um grande retorno
    A empresa B, a concorrente, assumiu o risco porque poderia ver um grande retorno.
  5. O dinheiro extra deve ser colocado em um projeto quando as expectativas não são atendidas? Às vezes, para corrigir problemas em um novo processo, mudanças devem ser feitas. Estas podem ser pequenas ou grandes alterações de engenharia. Visitei vários desastres de engenharia na minha época. É triste entrar em uma fábrica que não está funcionando por causa de problemas. Máquinas pouco usadas ficam paradas enquanto a empresa continua pagando pelo custo.

    Muitas vezes, o fracasso impede todos os pensamentos. Pode ser possível ressuscitar uma planta morta por modificação. Isso exige dinheiro que a administração reluta em gastar. Dito isso, um grande fiasco pode não ser corrigível, portanto, é necessário um julgamento antes de qualquer despesa ser feita. Alguém conhece um bom consultor?

  6. Por que os projetos falham? Uma maneira é ouvir um consultor, engenheiro, representante do fabricante, ou algo assim, que não saiba do que está falando. Por exemplo, para vender equipamentos, um vendedor dirá praticamente qualquer coisa para fazer a venda. Especialistas em boca grande são um perigo real. Esses sabichões estão promovendo a própria agenda, não a sua. Sempre obtenha as opiniões de outras pessoas que sabem do que estão falando.
  7. O que posso fazer para reduzir o risco? Considere exigir que seus fornecedores de equipamentos e matérias-primas garantam que, se seus materiais ou equipamentos não atenderem às expectativas, eles pagarão todas as penalidades. Faça por escrito. Em geral, é sempre uma boa ideia exigir que os fornecedores ajudem a pagar as perdas que ocorrem por causa de sua negligência. É por isso que as empresas têm advogados e os fornecedores têm seguro de responsabilidade civil.
Artigos relacionados
  1. Como impedir o roubo por funcionários?
  2. Dicas para escrever manuais do funcionário: benefícios e direitos do funcionário
  3. Como despedir funcionários?
  4. Como fazer pesquisas de funcionários?
  5. Lidando com Reclamações de Funcionários: Estratégias de Resolução de Conflitos
  6. Como incentivar a retenção de funcionários?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail