Como encontrar o software usado na análise de riscos?
Dr. Catarina Casanova Jr.
• 3 min de leitura
A análise de perigo é usada para avaliar a possibilidade (ou possíveis fontes) de falha ou dano que pode resultar de qualquer processo, sistema, procedimento ou produto. A análise de perigo também pode ser referida como análise de avaliação de risco ou análise de segurança. Eles podem se enquadrar na categoria de riscos perigosos, maiores ou menores, e a probabilidade de ocorrência pode variar de provável a extremamente improvável.
Planos de gestão de perigos
A análise de perigos é definitivamente uma parte muito importante de qualquer negócio. Permite que uma empresa elimine fatores que podem levar a erros e otimize medidas para garantir a maior possibilidade de sucesso. Uma análise de risco pode dar origem a planos de gerenciamento de risco que garantam a relação custo-benefício e a eficiência máxima.
Dito isso, quais são alguns dos softwares e ferramentas usados na análise de risco?
Formulário de avaliação de perigo. Uma das ferramentas mais simples e básicas que você pode usar é um formulário de avaliação de risco. Ter um desses formulários em mãos durante a inspeção de possíveis perigos pode orientá-lo na determinação dos fatores específicos que você precisa monitorar. Para avaliar um risco de trabalho ou local de trabalho, por exemplo, o formulário pode solicitar as etapas necessárias para concluir uma tarefa específica, as ferramentas usadas e os possíveis acidentes que podem ocorrer. Concentrar-se nos fatores pertinentes que podem dar origem a riscos pode ajudar a conceituar as etapas necessárias para prevenir esses riscos.
Software comercial e baseado em padrões. Existem vários tipos de softwares comerciais usados na análise de riscos. Alguns exemplos incluem ACSM / SAR (da Sun), STRIDE (da Microsoft) e CRAMM (da Insight). Diferentes tipos de software baseado em padrões também estão disponíveis, incluindo ASSET (pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos) e OCTAVE (pelo Instituto de Engenharia de Software). Esses produtos costumam ter suporte pós-venda para o caso de você ter dúvidas sobre uso e manutenção. Para procurar e obter informações sobre como comprar e baixar esses programas, pesquise os sites individuais dos fabricantes.
Esses programas de software podem calcular perdas financeiras e fornecer classificações de risco (ameaça, impacto e probabilidade), entre outras tarefas, para um negócio. Para inserir valores para cálculo de risco, várias fórmulas são necessárias. Os valores de entrada são, na verdade, principalmente expectativas e suposições baseadas nos padrões atuais da indústria ou em experiências anteriores. O uso desses programas exigiria um entendimento da situação atual dos negócios, bem como algum nível de conhecimento sobre programação, componentes de software e estruturas.
Diretrizes e material da OSHA. A Administração de Segurança e Saúde Ocupacional se concentra na prevenção de riscos no local de trabalho. Eles fornecem orientações e medidas de segurança adequadas para cada tipo de trabalho. As diretrizes da OSHA tratam de riscos, como a possibilidade de um perigo químico ou lesão ou acidente. Os empregadores devem certificar-se de que todos no trabalho estão bem informados sobre essas diretrizes.
Aí está! Essas são apenas algumas das ferramentas e programas de software envolvidos na análise de risco. O uso dessas ferramentas e programas pode fornecer uma taxa mais alta de sucesso e segurança para negócios e processos, ao mesmo tempo em que oferece tranquilidade de que os possíveis riscos estão sendo examinados e resolvidos minuciosamente.