Como encontrar serviços de gerenciamento de conteúdo de código aberto?
Dr. Emanuel Gustavo Zaragoça F
• 3 min de leitura
É inegável que as empresas agora dependem de sistemas que tornam quase todas as suas transações automatizadas e contínuas. As empresas estão continuamente estudando esses sistemas (para seus portais de intranet, empresas de desenvolvimento de conteúdo, ferramentas de gerenciamento de ativos digitais, sistemas de gerenciamento de conhecimento e gerenciamento de documentos, entre outros utilitários) para torná-los mais amigáveis ao cliente e ao usuário, e mais confiáveis para dados e informações gestão.
Serviços de gerenciamento de conteúdo de código aberto
O software de código-fonte aberto tem sido preferido por muitos profissionais de TI em todo o mundo e tem se tornado muito popular. Como esses desenvolvedores são muito específicos sobre como podem mover códigos e criar sistemas personalizados, eles têm prestado atenção aos Serviços de gerenciamento de conteúdo (CMS) de código aberto desde que chegaram ao mundo da TI há alguns anos. Muitas empresas agora estão mudando para o código aberto para plataformas, principalmente devido ao preço competitivo na criação e manutenção do sistema em comparação com outros CMSs comerciais. Como o código é gratuito, não há 'segredos' a serem mantidos um do outro para obter vantagem comercial.
O código aberto também é mais fácil de personalizar em qualquer ponto, porque você tem acesso aos códigos e pode revisar o fluxo de trabalho do conteúdo. A flexibilidade não seria um problema porque sua própria equipe de desenvolvedores pode modificar os códigos e o sistema. CMSs de código aberto geralmente são criados usando ferramentas abertas, como PHP, asp, Python e Java. Ao procurar por serviços de gerenciamento de conteúdo de código aberto, considere o seguinte:
Os fornecedores de CMS anunciam na web. Se você não conseguir encontrar o site corporativo imediatamente, procure sites que discutem CMS e encontre anúncios em banner no site.
Verifique as listas de diretórios online. Eles teriam uma lista de fornecedores de CMS e você pode localizar um perto de sua área.
Compare as taxas. Algumas licenças cobram taxas adicionais quando usadas para configurações corporativas, mas ainda são mais baixas do que o CMS comercial.
Ao contrário do CMS comercial, você pode 'testar' o software para ver sua funcionalidade. Sem depender muito de conversas de vendas, o código aberto pode ser completamente avaliado antes que uma compra seja feita.
Ao mudar para o código aberto, você pode maximizar a utilidade em suas outras necessidades e compartilhar o conjunto de referências e recursos. A integração agora pode ser feita perfeitamente, porque você estaria usando a mesma plataforma em muitos aplicativos.
Desenvolvendo melhorias ativamente
Apesar de ser gratuito, o suporte para CMS é estabelecido por apoiadores dos sistemas. Esses são desenvolvedores que estão desenvolvendo ativamente melhorias para o sistema. Portanto, em comparação com o CMS comercial, onde o suporte pode levar meses, o suporte para código aberto pode ser encontrado na comunidade, ou sua própria equipe de desenvolvedores pode descobrir, já que eles também têm o código para desenvolvimento.
Qualquer decisão sobre os sistemas usados em sua empresa deve ser avaliada principalmente com base em suas necessidades. Outras considerações seriam a confiabilidade futura, o custo de manutenção e a capacidade de adaptação do sistema. O CMS de código aberto está aqui para durar. Você pode explorar suas possibilidades antes de lançar seu orçamento anual para CMS comercial.