Como encontrar um software de contabilidade simples para sua pequena empresa?
Christian Jácomo Valência
• 3 min de leitura
Ter uma pequena empresa significa cuidar de toda a papelada administrativa, incluindo responsabilidades contábeis. Se você é um contador ou tem experiência em contabilidade básica, isso não deve ser um problema. No entanto, para empresários que têm pouco ou nenhum treinamento em contabilidade, é necessária uma pequena ajuda com os livros. O alto custo de contratação de um contador é impraticável para quem tem negócios pequenos e domésticos.
Com a tecnologia de hoje, tudo que você precisa é o software de computador certo para processar informações e produzir um relatório. Para pequenas empresas, um software de contabilidade simples que cobre as áreas básicas da contabilidade servirá. Aqui estão as coisas importantes que você deve procurar em um software de contabilidade para sua pequena empresa.
Os módulos principais para contabilidade devem estar presentes. Esses módulos são: contas a receber, onde é registrado o dinheiro recebido; contas a pagar, onde são contabilizados os pagamentos a efetuar; razão geral, que é o registro do livro contábil da empresa; faturamento, que produz as faturas entregues aos clientes; estoque ou estoque, onde a empresa monitora seus itens de estoque; pedido de compra, que é uma forma de solicitar estoque; e pedido de venda, que é o registro dos pedidos dos clientes.
Decida se módulos adicionais são úteis para o seu negócio, como cobrança de dívidas, onde você rastreia contas em atraso, que também fazem parte de suas contas a receber; folha de pagamento, onde os salários e impostos dos funcionários são rastreados; e processamento de pagamento eletrônico quando sua empresa aceita cartões de crédito.
O software deve ser fácil de navegar e possível de ser aprendido por qualquer pessoa que tenha conhecimentos de informática.
Encontre soluções individuais
Você pode encontrar soluções individuais para aplicativos específicos, como software de folha de pagamento separado e software de faturamento.
Você pode comprar software em lojas online ou em lojas de software de computador. As principais empresas de software possuem uma ampla variedade de programas de contabilidade, como Microsoft e Oracle. Também existe um software de negócios online gratuito que você pode usar como teste. Esses aplicativos, no entanto, têm recursos limitados e geralmente são apenas versões de teste do software real que está à venda. Se você está no processo de seleção de qual software comprar, é aconselhável experimentar primeiro as versões gratuitas online.
Você também pode pedir a um contador que crie um programa de contabilidade simples para você, usando os programas de planilha disponíveis, como o Microsoft Excel. Isso é bom para quem tem formação contábil limitada, mas tem conhecimento no uso do aplicativo de planilha, uma vez que a fórmula pode ser verificada e revisada para análise.
Executa informações inseridas
No entanto, é importante, independentemente da sua formação educacional, aprender noções básicas de contabilidade e praticar a elaboração de relatórios como fluxo de caixa, demonstrativos de resultados e balanços. Isso garantirá que, independentemente da escolha do software de contabilidade, você será capaz de rastrear todos os erros possíveis. Lembre-se de que qualquer software que execute informações inseridas por um usuário é um sistema de "entra e sai lixo". Ele produzirá uma saída independentemente de os dados estarem corretos ou não.
É aconselhável que as pequenas empresas tenham pelo menos um relatório de compilação anual de seu fluxo de caixa, demonstração de resultados e balanço patrimonial, que pode ser revisado por um auditor. Antes de passá-lo para o auditor, você pode querer tirar proveito das inúmeras aulas de contabilidade on - line fáceis de fazer que estão disponíveis para que você mesmo possa revisá-lo completamente.