Como estimar os custos de pessoal ao administrar uma empresa?
Sérgio Gonçalo Nunes
• 4 min de leitura
A gestão de uma empresa acarreta custos iniciais e operacionais diferentes. Entre os custos iniciais estão investimentos, como equipamentos, prédios ou escritórios, entre outros. Os custos de operação ou operação envolvem principalmente insumos como recursos humanos. Sendo um custo variável, o custo de pessoal pode ser visto de forma simplista em um sentido macroeconômico: se você quiser produzir mais, você contrata mais e paga Y número de pessoas X dólares, e o custo seria X multiplicado por Y. mundo real, entretanto, não é tão simples.
Remessa de imposto de renda retido
Quando você abre uma empresa, talvez possa contratar um contador para fazer a análise de números e cuidar dos aspectos legais e regulamentares da equipe, como remessa de impostos de renda retidos, contribuições para a previdência social, prêmios de seguro e outros. Mas se você preferir que isso seja feito internamente, aqui está uma visão geral aproximada de como estimar os custos de pessoal.
Custos de gestão. Você pode contratar um gerente para administrar sua empresa ou pode pagar a si mesmo para fazer isso. Normalmente, os executivos não são pagos por sua presença horária no escritório ou no campo, mas sim pelo valor que colocam na empresa. É importante, portanto, que você tenha uma boa estimativa de quanto valoriza as capacidades de tomada de decisão e as habilidades para lidar com pessoas.
Para estimar o custo de pessoal para gerenciamento, obtenha o salário médio de um funcionário de nível gerencial para seu campo ou setor específico. Isso pode ser obtido em pesquisas salariais locais.
Custos de funcionários. Na maioria das vezes, os salários dos funcionários qualificados são pagos por hora. Portanto, por exemplo, se você possui uma loja e emprega balconistas, os salários que você paga devem ser equivalentes ao padrão por hora definido em seu setor ou localidade. Isso pode ser definido pelo conselho salarial local ou, às vezes, acordado com o sindicato.
Quando você está administrando uma empresa, um bom lugar para começar é o nível de pessoal básico. Pergunte a si mesmo que nível de produção pretende atingir e tente estimar o número de pessoal necessário. Por exemplo, você dirige uma fábrica que monta placas-mãe e uma pessoa pode montar um certo número de placas por mês, então você pode estimar quantas pessoas você precisa contratar para cumprir sua cota de vendas. Essa pode ser uma visão simplista da administração de uma empresa, mas uma boa maneira de definir um orçamento para pessoal é delinear os principais cargos e níveis salariais, para que você possa limitar sua contratação a esses cargos e salários.
Bônus e pagamento de horas extras. Dependendo das leis trabalhistas, as empresas geralmente são obrigados a empregados pagam 13 th bônus mês e subsídio de férias. Os empregados também têm direito a pagamento duplo (ou pelo menos um aumento da taxa) se trabalharem durante as férias ou durante o turno noturno.
Previdência social e outras taxas. As contribuições para a segurança social são geralmente um fardo suportado igualmente pelo empregado e pelo empregador. Esteja preparado para desembolsar 7,5% do salário de um funcionário como sua contribuição. Os outros 7,5% são descontados do salário do empregado. O mesmo vale para prêmios de seguro. Normalmente, a empresa pode optar por arcar com todas as despesas, mas também pode ser um fardo compartilhado. Enquanto isso, outras deduções, como o imposto retido na fonte, geralmente são descontadas apenas do salário do funcionário.
Esses números são então somados para que você possa obter uma estimativa de quanto custaria o pessoal em um determinado período. Isso pode variar à medida que sua empresa cresce e que seus funcionários ganham estabilidade na empresa, já que podem receber aumentos e bônus ao longo do tempo.