Como estabelecer uma política de nepotismo dos trabalhadores?
Gonçalo William Mota Borges
• 3 min de leitura
O nepotismo sempre foi debatido. Profissionais de negócios como você têm pontos de vista divididos sobre isso. Alguns vêem isso como uma necessidade. Alguns basicamente vão contra isso. Na verdade, o nepotismo se origina da palavra italiana, "nepote". Significa "sobrinho". Mas agora, está diretamente associado à prática de contratação e priorização de candidatos parentes de sangue.
Futuros funcionários
Para aqueles que são contra, o nepotismo é visto como um problema de negócios. Em essência, defende a ideia de que alguns trabalhadores, por causa de sua consanguinidade, são tratados com preferência. No entanto, para aqueles que acreditam nisso, o nepotismo não deve ser um problema. Eles argumentam veementemente que os futuros funcionários não devem ser discriminados simplesmente por causa de sua afinidade de sangue. Eles acham que todos devem ser contratados com base em suas habilidades e qualificações.
Agora, se você está em vias de estabelecer uma política de nepotismo dos trabalhadores para sua própria empresa, aqui estão algumas dicas para sua referência:
Esclareça e enfatize que o nepotismo é permitido se não houver conflito de interesse aparente. Sua política de nepotismo deve ser capaz de afirmar isso claramente. Dito de outra forma, você só pode contratar um trabalhador se a relação dele com outro trabalhador não lhes der a oportunidade de conivência ou de oferecer favores um ao outro. Sem rodeios, você pode considerar um trabalhador se seu parente não for um daqueles que vão cuidar de seus aumentos de salário, benefícios padrão, promoções e similares.
Incorpore em sua disposição o caso dos trabalhadores que se conhecerem e se casarem enquanto estiverem empregados em sua empresa. Sua política de nepotismo deve se estender a eles. Em caso de casamento, a política deve determinar a imediata transferência de um deles para outro departamento, caso trabalhe ou pertença ao mesmo ramo de atividade. Agora, se não houver conflito de interesses óbvio, mesmo que eles tenham decidido se unir, manter o status quo não deve ser um problema.
Certifique-se de que sua política de nepotismo não discrimine uma pessoa por raça, religião ou sexo. Por exemplo, sua política de nepotismo estabelece que uma trabalhadora deve ser dispensada assim que fizer o voto a um de seus trabalhadores. Obviamente, isso é discriminação de gênero. Você pode formular cuidadosamente sua política, especialmente sobre como a estabilidade no emprego é tratada no momento do casamento. Uma possibilidade é desculpar ou dispensar o trabalhador com menor permanência na empresa. Agora, seja qual for a sua política, certifique-se de escrevê-la e implementá-la de forma consistente.
Exija que todos os novos funcionários leiam e assinem a política de nepotismo de sua empresa. Torne isso obrigatório para eles. Você pode até deixá-los manter uma cópia pessoal. Isso certamente pode eliminar qualquer problema ou complicação no futuro. Ao deixá-los ler e pedir que assinem, você está na verdade fazendo com que seus futuros funcionários observem e sigam a política de nepotismo de sua empresa. Não corteje problemas alterando sua política de nepotismo de acordo com seus caprichos. Lidere pelo exemplo. Cumpra as mesmas regras que você ordena que seus funcionários cumpram.