Em 2006, mais de 2,20 bilhões de euros foram devolvidos às empresas canadenses por meio do programa SR&ED, como reembolso de despesas com P&D!
O fato mais surpreendente que a maioria das empresas esquece é que você não precisa contratar cientistas pesquisadores para se qualificar para Sr & ed. Na verdade, a maioria das alegações de SR&ED bem-sucedidas envolvem o desenvolvimento experimental ou a melhoria de um produto novo ou existente! Na verdade, se você puder responder "sim" a qualquer uma das seguintes perguntas, você pode se qualificar para o programa SR&ED:
Você desenvolveu um novo produto?
Você melhorou um produto existente?
Você melhorou um processo de fabricação existente?
Para serem competitivas na crescente economia global, as empresas precisam ser tecnologicamente avançadas. O governo federal canadense tem muitos programas dedicados a incentivar a inovação; entretanto, o subsídio para Pesquisa Científica e Desenvolvimento Experimental (SR&ED) é um dos maiores de seu tipo. O programa SR&ED reembolsa as empresas canadenses em até 35% das despesas incorridas em P&D. O objetivo deste programa é:
Garantir que as empresas canadenses mantenham uma vantagem tecnológica na economia global, e
Crie empregos baseados no Canadá.
De um modo geral, uma empresa privada controlada pelo Canadá (CCPC) pode receber:
Um retorno de 35% (totalmente reembolsável em dinheiro), ou
Um crédito fiscal de 20%, para todas as despesas SR&ED elegíveis.
O retorno real é baseado em uma escala móvel entre as duas categorias, que depende do lucro tributável da CCPC do ano anterior. Por outro lado, as empresas privadas de propriedade estrangeira e as empresas públicas têm direito a um crédito fiscal de 20% para todas as despesas de SR&ED elegíveis.
Passo 1
Defina o escopo de seus projetos. De acordo com a lei tributária canadense, o trabalho que é elegível para SR&ED deve cumprir os 3 critérios a seguir:
Escreva uma narrativa técnica que descreva a abrangência dos projetos, de acordo com os 3 critérios acima mencionados. Um engenheiro profissional ou empresa de consultoria SR&ED pode ajudá-lo a escrever esta narrativa.
Etapa 3
Capture todas as despesas elegíveis de SR&ED. Isso pode incluir despesas de mão de obra incorridas dentro dos limites físicos do Canadá, despesas gerais, despesas do contratado incorridas dentro dos limites físicos do Canadá, despesas correntes e despesas de capital relacionadas ao escopo do (s) projeto (s) SR&ED.
Passo 4
Encaminhe os detalhes financeiros, junto com as narrativas técnicas, ao seu contador para fins de arquivamento. O seu contador irá apresentar o T661 e pode ter que alterar a sua reclamação de impostos em conformidade.
Prepare-se para uma revisão CRA. Haverá uma revisão técnica e financeira. Você precisará reunir:
A documentação técnica de suporte para justificar como os 3 critérios SR&ED acima mencionados foram atendidos.
A documentação financeira de apoio que justifica sua alocação de despesas.
Se você contratou um consultor de SR&ED, ele o ajudará nesta etapa.
Etapa 6
Participe de uma revisão original. Haverá uma revisão técnica e financeira. O revisor técnico examinará sua documentação de suporte técnico para verificar se o escopo reivindicado exibe adequadamente os três critérios SR&ED: incerteza tecnológica, avanço tecnológico e investigação sistemática. O revisor financeiro examinará seus procedimentos de custeio e alocação de despesas.
Etapa 7
Receba um aviso de avaliação pelo correio. O aviso de avaliação detalhará quaisquer ajustes feitos pelo CRA, após a revisão do SR&ED.
Dicas rápidas:
Apenas os custos incorridos dentro das fronteiras geográficas do Canadá são elegíveis para o programa SR&ED.
O prazo de arquivamento de SR&ED é de 18 meses após o final do ano fiscal.
Muitas províncias oferecem complementos provinciais para a parte federal do retorno de SR&ED.