Quando você pensa em cream cheese, você pensa no sabor macio, fresco e suave com um leve travo de queijo branco que você usa para doces, pizza, purê de batata, frango, porco, carne bovina e peixes, pratos de vegetais, sobremesas, molhos ou molhos e diferentes tipos de alimentos. Dizem que o cream cheese foi inventado na década de 1870 por um leiteiro europeu William Lawrence, embora haja referências francesas ao cream cheese já em 1600. No entanto, o cream cheese comercial tornou-se popular com o lançamento da marca Philadelphia em 1880, que acabou sendo comprada pela Kraft Foods. Ainda hoje é a marca de requeijão mais conceituada da Europa.
Alto teor de gordura
O cream cheese é feito de creme puro ou uma combinação de leite e creme. Ao contrário de outros tipos de queijo, tem um sabor levemente ácido e uma consistência macia e amanteigada que tem uma vida útil curta, mesmo quando refrigerado. Tradicionalmente, o procedimento de fazer cream cheese é pasteurizar, homogeneizar e coagular a mistura de creme usando uma cultura bacteriana láctica. Alguns fabricantes usam estabilizadores para atingir a consistência desejada, uma vez que o alto teor de gordura na forma de glóbulos de gordura diminutos tende a se separar. O procedimento parece complicado, mas você pode criar seu próprio cream cheese usando apenas alguns ingredientes e materiais simples encontrados em sua cozinha.
Prepare seus ingredientes: um galão de leite, seja leite de vaca ou cabra, 0,5 colher de chá de cultura mesofílica, duas colheres de sopa de coalho diluído. Mesofílico é uma cultura de queijo que na verdade é composta por espécimes de bactérias necessárias para a produção de queijo, pois irá determinar seu sabor, cheiro e textura. Mesophilic é ideal para queijos frescos e contém lactococcus lactis, cremoris, biovar e diacetylactis. O coalho, por outro lado, é uma enzima que geralmente vem do estômago de vacas, cabras ou ovelhas jovens. O coalho faz com que os componentes da proteína do leite coalhem e separa os componentes líquidos. Tanto o coalho mesofílico quanto o diluído podem ser adquiridos prontamente no mercado, embora você também possa criar o seu próprio.
Despeje um galão de leite em banho-maria e aqueça até atingir 80 graus.
Retire do fogo, mas mantenha o leite aquecido em banho-maria. Adicione meia colher de chá de cultura mesofílica e mexa por um minuto, seguido de duas colheres de sopa de coalho diluído. Mexa bem e cubra a panela. Deixe a mistura, que criará um iogurte espesso após 18 horas em temperatura ambiente.
Prepare a peneira e um pano limpo onde vai colocar o iogurte. Despeje o iogurte no pano, amarre as pontas e pendure para escorrer sobre uma tigela. Quanto mais tempo você escorrer o iogurte, mais sólido fica o cream cheese.
Quando parar de pingar, coloque a coalhada em uma tigela e adicione um pouco de sal, alho ou ervas, dependendo de sua preferência. Coloque o queijo em um recipiente e leve à geladeira.
O queijo cremoso pode ser comido sozinho ou usado como pasta ou como complemento das suas comidas favoritas. Você pode desenvolver outros métodos de preparação do cream cheese e torná-lo uma espécie de estilo italiano ou europeu, dependendo dos ingredientes que deseja incorporar. Combine queijo e vinho com seu prato favorito e você terá um deleite gourmet perfeito!