A sopa de missô é um alimento básico em restaurantes japoneses, tanto no Japão quanto na Europa. Composto por um caldo com algas e tofu, esta sopa simples é única e deliciosa. Muitas pessoas comeram em um restaurante sem saber como reproduzir o sabor em casa. Você pode ter que visitar um mercado asiático para comprar alguns dos ingredientes, mas a sopa em si é fácil de fazer em casa em apenas alguns minutos. Veja como fazer sopa de missô:
Ingredientes e suprimentos:
- 0,25 onças (7 gramas) de alga marinha seca, também chamada de wakama
- 4,25 oz (120g) de tofu macio ou sedoso
- 13,5 fl oz dashi (caldo de peixe e algas) ou 13,5 onças de água e 0,5 colher de chá de dashi em pó
- 1,5 colheres de sopa de pasta de missô
- 2 cebolinhas médias
- Panela grande
- Vasilha pequena
- Aqueça o dashi. O Dashi fornece a base da sopa, da mesma forma que o caldo de galinha é usado em outras sopas. Leve ao fogo alto, cozinhando enquanto prepara o restante dos ingredientes.
- Prepare o wakame. Antes de usar a alga seca, coloque-a em uma tigela pequena e cubra com água. Isso permitirá que ele absorva a água e se expanda. Misture o missô enquanto espera o wakame absorver a água.
- Prepare o missô. Derreta o missô em uma tigela pequena, despejando um pouco de dashi sobre ele. Mexa bem e, uma vez que o missô se dissolva, despeje a mistura de volta na forma de dashi. Mexa para misturar a pasta de missô com o dashi na panela.
- Corte o tofu. Corte o tofu em quadrados com cerca de 1,30 cm de diâmetro. Em seguida, adicione o tofu à panela e abaixe o fogo.
- Adicione o wakame. Assim que a mistura não estiver mais fervendo, acrescente o wakame. Não ferva o wakame, pois isso mudará seu sabor. Em vez disso, gire para médio-baixo para permitir que a mistura aqueça.
- Sirva. Pique as cebolinhas em pedaços de 0,25" de comprimento. Sirva a sopa de missô em tigelas individuais com uma guarnição de cebolinhas.
Sopa nutritiva vegetariana
Para comer a sopa de missô, use garfos ou pauzinhos para comer o tofu e wakame e, em seguida, beba o líquido da tigela. Se você gosta muito de algas marinhas ou tofu ou quer uma sopa mais substancial, pode adicionar um pouco mais a esta receita. Algumas versões da sopa de missô também pedem cogumelos shitake ou bok choy. Esta deliciosa e nutritiva sopa vegetariana é perfeita para servir com uma refeição japonesa. Embora os europeus geralmente tomem sopa antes das refeições, no Japão a sopa de missô é comida no final da refeição, ou mesmo no café da manhã.