Se você faz vinho, cerveja ou hidromel, sabonete líquido ou shampoo, ou qualquer outra coisa que vá em uma garrafa, criar rótulos feitos à mão faz parte da diversão. Você pode usar essas instruções para rotular qualquer garrafa.
A maneira antiquada de baixa tecnologia, mais fácil para o meio ambiente, é desenhar e desenhar etiquetas em papel comum, revesti-las com um fixador para que a tinta não escorra (faça isso mesmo se você usar tinta indelével), recorte-as e cole-os cuidadosamente nas garrafas usando cimento de borracha - ou você pode conseguir uma cola especial para rótulos de garrafas em uma loja de artesanato. Em vez de usar uma tesoura comum, experimente uma tesoura artesanal que faça uma borda sofisticada ou de aparência rústica. Se você precisar de muitas etiquetas, leve seu desenho a uma impressora local.
Etiquetas produtoras de negócios paralelos
Isso pode ser tudo de que você precisa, se você gosta de fazer arte e caligrafia originais. Também pode ser uma boa maneira de ganhar dinheiro. Você pode começar um negócio paralelo produzindo rótulos para garrafas de outras pessoas, uma vez que tenha alguns designs em seu portfólio.
Se você deseja fazer etiquetas com um computador e uma impressora, digitalize sua arte e letras originais ou use uma fonte legal e algum clipart de domínio público. Vários lugares online oferecem etiquetas e modelos imprimíveis; existem até programas específicos para a concepção de rótulos de vinhos. Você também pode usar o Open Office, Photoshop, Photo Deluxe ou PrintShop Photo Pro para fazer o layout de suas imagens. Etiquetas à prova d'água para impressão estão disponíveis em lojas de material de escritório online e em lojas físicas. Algumas pessoas impermeabilizam seus rótulos caseiros com spray de cabelo ou usam um fixador que você pode conseguir em qualquer loja de arte ou artesanato.
Exigido legalmente
Se você faz algo que planeja vender - seja uma bebida alcoólica ou não - você deve primeiro descobrir o que é exigido legalmente em termos de licenças e registros. Entre outras coisas, existem leis sobre o que deve ser incluído nos rótulos - especialmente para alimentos. Se você não planeja vender, mas pretende que suas criações sejam para consumo privado ou simplesmente re-rotulando as garrafas, você tem uma mão um pouco mais livre.
Comece projetando um logotipo, qualquer tipo de imagem ou inscrição que apareça em todas as suas garrafas. Se nada mais, basta colocar seu nome de família nas etiquetas em uma fonte legal. Se for para vinho ou cerveja, inclua o nome ou tipo, o teor de álcool e o local e ano em que foi feito. Além das informações exigidas por lei, você pode adicionar qualquer outra coisa que imaginar. Se você usa um computador, digitalize sua própria arte ou fotografia original ou tente um clip-art de domínio público.
Para remover o rótulo, deixe a garrafa de molho por uma ou duas horas em água morna com adição de amônia.
Uma boa ideia é usar o rótulo em braille. As impressoras de etiquetas braille podem ser caras, mas existem serviços de etiquetagem em braille. Analise isso se você estiver fazendo produtos para vender.