Você odeia cozinhar porque tudo dá errado e a comida que você preparou não tem o gosto que deveria?
Há tantas coisas que podem dar errado: seus ovos não são batidos corretamente, o creme acaba sendo um caroço grosso e coalhado, o creme de leite fresco batido tem uma textura protuberante em vez de lisa, seu bolo fica seco e duro, o bife que você preparou não está bem cozido ou a refeição que você preparou não tem sabor.
Existem dicas e maneiras de se adaptar durante o cozimento que evitarão que o resultado dê errado. Mesmo cozinheiros experientes podem cometer erros, mas de alguma forma eles sabem por que sua preparação não saiu como deveria. Às vezes, você tem uma receita que deseja experimentar, mas a receita não indica o que pode dar errado e por quê. As dicas a seguir fornecerão melhores resultados.
Batida de clara de ovo: É mais fácil separar as gemas quando os ovos estão frios (retirados diretamente da geladeira) do que à temperatura ambiente. Bater as claras em neve também obtém melhores resultados em temperatura ambiente. Certifique-se de que nenhum vestígio de gema é deixado nas claras para torná-las mais claras.
Creme caseiro: Ao fazer creme para outra sobremesa como ninharia, ou para comê-lo como está, use um batedor manual ou um batedor para bater o creme enquanto mistura, para uma textura mais lisa.
Batendo natas frescas: Quer você esteja batendo natas para morangos ou para a cobertura de seu bolo, ele deve ser leve e aveludado. Esta textura pode ser obtida tomando cuidado para não bater demais no creme. No minuto em que você vir a formação de picos no creme, ele estará pronto, então pare de bater imediatamente.
Medir farinha e líquido para uma receita: Nunca use mais farinha ou líquido do que o indicado na receita. Se você adicionar farinha ou líquido extra, isso irá alterar a textura, então você precisa ser muito preciso. Por exemplo, adicionar mais farinha na receita de um pão de ló não o tornará tão esponjoso e leve como deveria ser.
Cozinhar carnes: Todos os tipos de carne, bem como a qualidade da carne (especialmente bovina), variam nos tempos de cozimento. Também depende da temperatura em que você está cozinhando. A melhor forma de verificar se a carne está pronta é inserir um garfo; se for inserido facilmente, a carne está pronta. Você não pode confiar apenas no tempo - a carne precisa ser verificada. Tenha cuidado ao cozinhar peixes e camarões, certifique-se de que não cozem demais ou tendem a ficar borrachudos.
Uso de especiarias: as especiarias liberam melhor seu sabor em óleo quente. Aqueça as especiarias em óleo antes de adicioná-las a um prato ou molho.
Uso de limão: Quando a receita pede a adição de suco de limão em pratos de carne, é melhor fazer no final do processo de cozimento, resultando em carne tenra.
Controlando os pimentões: os pimentões dão aos alimentos uma boa cor e sabor, mas você precisa ter cuidado com a quantidade que usa, pois alguns pimentões são mais quentes do que outros e nem todo mundo gosta de comida picante, especialmente crianças. A mistura de páprica com pimentões controlará a força dos pimentões, dando a cor necessária.
Massa para crescer : Ao fazer pãezinhos ou pizzas caseiras, é preciso deixar a massa crescer; isso tem melhores resultados quando deixado em um recipiente selável e hermético com espaço suficiente para a massa crescer, dobrando seu volume original. O recipiente / tigela hermético também evita que a massa seque.
Marinar a carne para churrasco: Antes de marinar a carne, lave e escorra; em seguida, certifique-se de que a carne foi drenada corretamente. Se houver muita água na carne e você começar a marinar, o sal e outros temperos irão escorrer com a água, deixando o sabor da carne insípida após o churrasco.