O vinagre balsâmico só se tornou quente nos Estados Unidos nos últimos 15 anos, mas existe há séculos na Itália. Feito do mosto de uvas Trebbiano no vale de Modena, o vinagre balsâmico é envelhecido lentamente em uma série de tonéis de madeira de tamanho graduado feitos de sete tipos diferentes de madeira! A idade do vinagre é a melhor indicação da sua qualidade e da riqueza do seu sabor. Hoje, o número de vinagres balsâmicos no mercado é impressionante; a maioria deles não vale a pena se preocupar!
Preste atenção ao preço. O vinagre balsâmico barato é exatamente isso. Se tudo o que você puder encontrar em seu mercado for vinagre balsâmico barato produzido em massa, acesse a web e obtenha bons produtos online. Existem dezenas de sites que vendem bom vinagre balsâmico, incluindo Dean & deluca, Amazon e epicurious. O melhor bálsamo pode custar mais de 110€ por apenas 3 gramas!
Verifique a idade do vinagre. Nem todos os produtores colocam no rótulo; a maioria dos não rotulados tem menos de três anos. Quanto mais caro for o vinagre, mais velho ele será. Algumas idades padrão são cinco anos, oito anos, doze anos, 25 e 50 anos.
O vinagre balsâmico verdadeiro tem a etiqueta " Aceto Balsamico di Modena " e terá um carimbo ou selo do Consorzio que mantém regras estritas de produção e envelhecimento. Coisas que dizem apenas "vinagre balsâmico" podem ser produzidas em qualquer outro lugar na Itália e podem não seguir as mesmas regras rígidas. Dito isso, muitos deles têm o mesmo sabor (os mais jovens) e custam muito menos. Esta é a maior parte do que está disponível nas prateleiras dos supermercados nos Estados Unidos. Não é ruim, mas há melhor lá fora!
Quanto mais velho for o vinagre, mais intenso será o sabor e com maior moderação deve ser usado. Experimente vinagres melhores e de melhor qualidade regados com sorvete de baunilha, com morangos frescos ou bebidos em copos cordiais!
Use balsâmico jovem para marinadas, molhos e vinagres. As variedades mais antigas e mais ricas têm muita complexidade e sabor para serem misturadas com outros ingredientes.
Se seu orçamento não permitir vinagres caros ou múltiplos, você pode "trapacear" fervendo vinagres jovens e mais baratos em fogo baixo com algumas colheres de chá de açúcar até que seja reduzido à espessura desejada. Alguns cardápios de restaurantes chegam a apresentar entreés "acabados com redução balsâmica", que é exatamente o que descrevi aqui! Experimente o balsâmico reduzido polvilhado sobre salmão assado ou aves de caça, para um toque elegante no bolo de morango ou para mergulhar um pão que foi espalhado com manteiga e queijo parmesão e torrado.
Como o azeite, guarde o vinagre balsâmico longe do calor. Quase tudo vem em garrafas escuras, então a luz não é um problema.