Enlatar frutas e vegetais é uma forma de garantir que você tenha uma variedade de produtos disponíveis, mesmo no meio do inverno, quando certos alimentos podem ser difíceis de encontrar. Quase qualquer tipo de fruta ou vegetal pode ser enlatado, mas o método adequado de conservá-los é diferente para cada um.
Alimentos com alto teor de ácido, como a maioria das frutas, geléias e picles, devem ser enlatados em uma lata de água fervente. O alto teor de ácido cria um ambiente no qual bactérias, fungos e leveduras não crescem prontamente, portanto, uma enlatadora de água fervente é uma maneira segura de preservá-los.
Alimentos com baixo teor de ácido, como a maioria dos vegetais, guisados e carnes, devem ser enlatados usando uma enlatadora de pressão. Uma enlatadora de pressão preserva os alimentos a uma temperatura muito mais alta do que uma enlatadora de água fervente, o que mata mais bactérias, especificamente o botulino. Se você tem uma receita que combina alimentos com baixo teor de ácido e alto teor de ácido, deve ser considerada um alimento de baixo teor de ácido.
Para enlatar frutas usando uma enlatadora de água fervente, você precisará, além da enlatadora, potes de conservas caseiros, tampas e bandas, uma espátula de borracha, um cronômetro, uma receita e um livro de referência de enlatamento caseiro, como Ball Blue Livro da Preservação. Todas as diretrizes de conservas caseiras foram revisadas em 1989, portanto, por segurança, não use receitas publicadas antes disso.
Prepare seus frascos e tampas de acordo com seu livro de referência. Mantenha os potes e as tampas quentes até a hora de usá-los, seja em uma panela com água fervente ou na lava-louças.
A próxima etapa é preparar seu produto. Lave bem os alimentos, retire a pele, se necessário, e lave novamente. Algumas frutas, como pêssegos e ameixas, podem precisar ser mergulhadas brevemente em água fervente para soltar a casca. Trate a fruta para evitar o escurecimento, usando ácido ascórbico ou uma mistura de suco de limão e água. Se a fruta tiver caroço ou sementes, remova-os e descarte.
Muitas frutas requerem um xarope de açúcar. Isso adiciona líquido à fruta para ajudar no processo de preservação. A proporção de açúcar para água de seu xarope varia, dependendo se você deseja um xarope leve ou pesado. Seu livro de conservas caseiro deve fornecer diretrizes para os dois tipos de xarope. Para preparar um xarope de açúcar, misture o açúcar e a água e ferva em fogo médio, mexendo sempre. Continue a ferver por pelo menos dez minutos. Mantenha a calda quente até a hora de usá-la.
As frutas podem ser enlatadas usando o método de embalagem fria ou quente. Para uma embalagem fria, simplesmente coloque a fruta nos potes quentes e, em seguida, despeje a calda de açúcar sobre ela, deixando a quantidade recomendada de espaço livre. Para uma embalagem quente, aqueça a fruta na calda conforme instruído na receita e, em seguida, coloque-a nos potes. Encha a calda por cima, como antes.
Deslize uma espátula de borracha ao redor do interior do frasco para liberar o ar preso e limpe a parte superior do frasco. Cubra com uma tampa e, em seguida, enrosque uma faixa. Aperte a banda apenas até o ponto de resistência. Se você apertar demais a tampa, o ar não poderá escapar e não será possível obter uma vedação a vácuo. Você também corre o risco de quebrar o frasco.
Processe os frascos conforme indicado na sua enlatadora de água fervente pelo tempo total indicado na receita, para ter certeza de que todas as bactérias e fungos prejudiciais são eliminados. Deixe o enlatador esfriar um pouco, remova os potes e coloque sobre uma toalha em uma superfície nivelada. Deixe os frascos por 24 horas e verifique se a vedação foi bem-sucedida. Todos os frascos que não selaram corretamente devem ser reprocessados ou refrigerados e usados em 48 horas.
Para enlatar vegetais usando uma enlatadora de pressão, lave bem os produtos. Se necessário, remova cascas e sementes. Corte os vegetais maiores em pedaços para que caibam facilmente nos frascos. Lave os vegetais novamente. Ferva a comida brevemente, em qualquer lugar de um a cinco minutos, dependendo da sua receita. Coloque os vegetais nos potes preparados, como acima, e adicione água fervente e meia colher de chá de sal, se desejar. Verifique se a quantidade de espaço livre está correta.
Remova as bolhas de ar usando uma espátula de borracha e, em seguida, limpe a parte superior do frasco com um pano úmido e limpo. Coloque uma tampa e uma faixa em cima do frasco e aperte.
Processe os frascos conforme as instruções em sua enlatadora a vapor pelo período de tempo recomendado. Deixe o enlatador esfriar, remova os potes, deixe descansar por 24 horas e verifique se há uma vedação.
Produtos enlatados devem ser usados dentro de um ano. Ao enlatar, use apenas produtos que estejam no pico de maturação. Se você mora em uma altitude mais elevada, precisará processar seus frascos por um pouco mais de tempo. Seu serviço de extensão local pode fornecer orientações, ou você pode consultar um site, como Homecanning.
Depois de experimentar algumas receitas básicas de enlatamento, seja criativo! Existem muitas receitas para enlatar quase tudo, incluindo sopas e frutos do mar. Se você quiser adaptar suas próprias receitas para enlatados, lembre-se de processar seus alimentos usando o ingrediente com o tempo de processamento mais longo como orientação.