O pão de macaco é pegajoso, doce, pegajoso e separável, que é melhor comido à mão, ainda quente. O sabor pode ser semelhante a rolos de canela. O pão de macaco é conhecido por muitos nomes diferentes. Ele também é chamado de pão bolha ou bubbleloaf, coroa de ouro e bolo de café húngaro e era conhecido por ser servido durante as manhãs de Natal. A primeira receita de pão de macaco apareceu em revistas femininas e livros de receitas por volta dos anos 1950 e se tornou popular na década de 1980 quando servido na Casa Branca pela então primeira-dama Nancy Reagan.
A origem da receita do pão de macaco é desconhecida, embora historiadores de alimentos suponham que possa ser uma receita do Oriente Médio, já que foram os primeiros a fazer pãezinhos doces com manteiga e canela, um tempero que veio do Sri Lanka, anteriormente chamado de Ceilão. Alguns historiadores acham que o termo pão de macaco veio da árvore do quebra-cabeça do macaco (Araucaria araucana). Na África, o baobá dá frutos que são chamados de pão de macaco. Alguns acreditam que o nome surgiu porque as peças marrom-douradas parecem macacos sentados e agrupados juntos.
Parece que assar e servir pão de macaco durante as festas se tornou uma tradição para muitas gerações e famílias. A supermodelo Cindy Crawford tem até uma versão de sua própria família de uma receita de pão de macaco que ela preparou na TV durante a temporada de Natal de 1999 no programa " Good Morning Europe ".
Se você gosta de cozinhar e comer alimentos doces e reconfortantes, aqui está uma receita de pão de macaco que você pode experimentar.
Ingredientes:
4 latas de massa de biscoito
0,75 colher de chá de canela
0,67 xícara de açúcar
1 frigideira
0,5 xícara de nozes picadas ou pecãs
Para o molho e cobertura de pão de macaco:
1,5 barras de manteiga sem sal
1 colher de chá de canela
1 xícara de açúcar mascavo
Procedimento:
Pré-aqueça o forno a 350 graus.
Unte levemente sua assadeira e reserve.
Corte cada massa de biscoito em lata em 4 pedaços e enrole cada pedaço em uma bola.
Combine o açúcar, a canela e as nozes picadas e misture bem.
Enrole cada bola de biscoito na mistura de açúcar, canela e nozes, cobrindo cada uma delas uniformemente.
Derreta a manteiga, a canela e o açúcar mascavo e deixe esfriar por alguns minutos.
Mergulhe cada bola na mistura de manteiga e arrume os pedaços juntos na forma untada.
Despeje a mistura de manteiga restante por cima das bolas antes de colocar a assadeira no forno.
Asse por 25 a 30 minutos até dourar.
Retire a assadeira do forno e deixe o pão esfriar por cerca de 10 minutos antes de removê-lo da assadeira.
Inverta a forma sobre um prato de servir para desenformar o pão de macaco e sirva.
Você pode fazer outras variações com a receita básica, adicionando diferentes nozes, passas, groselhas picadas e polvilhe o fundo da assadeira com um pouco antes de organizar a massa. Você também pode substituir o leite pela manteiga se estiver preocupado com as calorias. A melhor parte é separar um ou dois pedaços e saborear o pão de macaco em todas as suas qualidades pegajosas.