O sistema de freio de cada automóvel inclui os rotores dianteiro e traseiro. Os rotores do freio são feitos de ferro e parecem discos. Esses discos são na verdade o que as pastilhas de freio prendem e param toda vez que você pisa no pedal do freio. Um sistema de freio eficaz é provavelmente a parte mais importante de qualquer veículo motorizado. Nada é mais importante do que a capacidade do carro de parar sempre que necessário. É por isso que a manutenção preventiva deve sempre ser realizada se você quiser ter certeza de que o sistema de freios do seu carro, incluindo os rotores traseiros, não está de forma alguma comprometido.
Familiarize-se com os sinais de desgaste do rotor traseiro. Uma boa regra prática seria substituir as peças gastas, como os rotores traseiros, pelo menos uma vez a cada dois anos. Mas, claro, isso só se aplicará se você não usar o carro para transportar cargas pesadas enormes com frequência. Se você ouvir um som distinto de metal raspando sempre que pisar nos pedais do freio, é hora de inspecionar o sistema de freio do seu carro para ver se há desgaste de seus componentes.
Estacione o carro no local correto. Você não deve apenas considerar estacionar em um local com sombra, mas também em uma superfície plana. Você não gostaria que seu carro rolasse em cima de você só porque você não conseguiu estacioná-lo corretamente.
Execute todas as medidas de segurança necessárias para evitar acidentes. Em primeiro lugar, use equipamento de proteção para os olhos. Em seguida, acione o freio de mão do carro. E enquanto você está nisso, desligue o motor também.
Prepare o carro. Em primeiro lugar, desaperte as porcas de fixação que prendem a roda com a utilização de ferramentas adequadas. Apoie a extremidade traseira do carro usando dois suportes de macaco resistentes. Finalmente, retire os pneus traseiros. Além disso, você precisará remover a tampa do recipiente que contém o fluido de freio. Coloque um balde limpo embaixo do carro para coletar o fluido de freio que pode derramar durante o processo.
Desinstale os componentes do freio necessários. As pinças de freio devem ser afrouxadas e penduradas no braço de suspensão com um fio resistente. Em seguida, é necessário desapertar os parafusos que prendem o rotor do freio para removê-lo.
Coloque os rotores traseiros de reposição. Os novos rotores possuem uma camada de tinta protetora que deve ser removida antes da instalação. Depois de limpo, aplique uma quantidade generosa de graxa na parte traseira do rotor para evitar o acúmulo de ferrugem depois de conectado ao sistema de freio. Deslize o rotor traseiro de reposição e prenda com parafusos. Solte o fio que prende o compasso para posicioná-lo corretamente e aparafuse o compasso de volta.
Agora que você acabou de trocar os rotores traseiros, tudo o que é necessário é reinstalar os pneus e prendê-los com porcas de roda. Faça isso deixando o carro recuar para tirar os suportes do macaco. Certifique-se de verificar se as porcas da roda estão devidamente apertadas. Teste seu carro dirigindo lentamente ao redor do quarteirão.