Para garantir segurança e eficiência na frenagem, é necessário manter a profundidade ideal das pastilhas de fricção. Você pode fazer isso através da manutenção adequada e substituição das pastilhas de freio desgastadas por novas. Se for menor que 1/4 de polegada, você deve pensar em substituir uma pastilha de freio logo, mas se for menor que 1/8 de polegada, faça-o o mais rápido possível porque isso causará danos ao seu rotor. Em comparação com os freios a tambor traseiros, os freios a disco traseiros são mais consistentes em termos de potência de frenagem, exigem menos manutenção quando se trata de limpeza e ajuste e são relativamente mais fáceis de substituir. Os freios a disco traseiros fornecem menor capacidade de frenagem, portanto, as pastilhas de freio são mais finas em comparação com as pastilhas de freio dianteiras. Substituindo o As pastilhas de freio traseiro seguem quase o mesmo procedimento que você faz com as pastilhas de freio dianteiras.
Remova os pneus traseiros. Levante a extremidade traseira do veículo usando cavaletes, ou você também pode levantar o veículo inteiro, se possível. Remova as tampas dos cubos e, usando uma pistola de impacto e soquete, remova as porcas e, em seguida, as rodas.
Remova os parafusos da pinça. Encontre os parafusos da pinça e remova-os usando uma catraca manual e um soquete. Se os parafusos estiverem corroídos, você pode aplicar calor a eles usando uma tocha de propano até que se soltem. Consulte o manual do carro para saber em que tipo de veículo está trabalhando. Alguns veículos possuem pinças giratórias. Com esses tipos de veículos, você só precisa remover o parafuso inferior. O compasso gira para remover os parafusos superiores.
Comprima o pistão da pinça para dentro, remova o hardware antigo ou os grampos de chocalho, remova os coxins antigos e substitua-os por novos. Você pode usar uma braçadeira C para comprimir o pistão para dentro. Aplique uma certa quantidade de pressão até que esteja totalmente assentada dentro do orifício do pistão da pinça. Remova as pastilhas de freio. Verifique se as lâminas do compasso e suas proteções de borracha apresentam danos. Substitua se possível. Substitua também os clipes de chocalho antigos, coloque graxa ou lubrificante na ponte da pinça e, em seguida, instale as novas pastilhas de freio.
Substitua a pinça e seus parafusos; substitua a roda e suas porcas. Coloque a pinça de volta com cuidado e recoloque os parafusos da pinça. Em seguida, coloque a roda de volta no lugar e use uma pistola de impacto e soquete de torque para substituir todas as porcas. Certifique-se de que estão bem presos. Repita os procedimentos 1-3 para a outra roda traseira.
Pise no pedal do freio. Isso irá definir as pastilhas de freio no rotor e aplicar pressão aos pistões da pinça.
Dicas rápidas:
Antes de testar o carro, verifique o nível do fluido de freio no cilindro mestre para ver se ele precisa de ajuste. Além disso, embora os rotores não sejam os que estão sendo explicados aqui, eles são peças essenciais e devem ser "em forma" para garantir sua segurança e desempenho máximo. Se houver amassados ou ranhuras em seus rotores, você deve substituí-los ou pode pedir ao seu mecânico para "girá-los" para você.