Como responder a 6 perguntas comuns da entrevista?
Kelly Assunção
• 3 min de leitura
Existem 6 perguntas comuns na entrevista que os empregadores fazem aos aspirantes a candidatos para diferenciar uma pessoa do resto do grupo. Essas perguntas costumam ser abertas e podem ajudá-lo ou destruí-lo. A maioria dos empregadores faz essas perguntas para ter uma ideia dos traços de personalidade do candidato e de sua visão profissional. Se você se encontra nessa situação, enfrentando perguntas comuns, veja como respondê-las:
Fale-me sobre você. Quando um entrevistador lhe fizer esta pergunta, lembre-se de que ele não quer ouvir sobre seus hobbies ou sua vizinhança. Se você não estiver preparado para responder a essa pergunta, é bem provável que você não consiga se "vender" para a empresa. Este é um comercial de um minuto sobre sua carreira profissional. Ao responder a esta pergunta, você deve estar organizado com sua resposta. Você não precisa narrar seu currículo, mas pode resumi-lo como se estivesse contando ao entrevistador a história de sua vida profissional.
Porque devemos contratá-lo? As pessoas tendem a responder a essa pergunta de forma generalizada. Seu entrevistador precisa ouvir mais do que as respostas habituais, como "Eu trabalho duro" ou "Eu aprendo rápido". Você deve identificar suas qualidades que são valiosas para a empresa para a qual está se candidatando. Você pode apontar suas realizações em suas experiências de trabalho anteriores para obter um nível mais alto do que seus concorrentes.
Porque voce quer trabalhar aqui? O erro comum dos candidatos em responder a essa pergunta é se concentrar demais em si mesmos. Você não será capaz de responder a esta pergunta a menos que esteja devidamente equipado com algumas informações sobre a empresa para a qual está se candidatando. Dê ao entrevistador a impressão de que você conhece a empresa dele e como vai se encaixar nela.
Quais são seus pontos fracos? Não finja que você não tem fraquezas porque todo ser humano tem uma falha. O que você pode fazer é transformar suas fraquezas em forças. Não se limite a enumerar seus pontos fracos, sem aproveitá-los. Por exemplo, se você acha que sua fraqueza é não ser paciente, você pode acrescentar que, por causa disso, você realizou mais coisas sem qualquer demora e que também tomou medidas para se manter calmo.
Por que você deixou seu último emprego? Seja muito cuidadoso ao responder a esta pergunta e não soe amargo sobre seu emprego anterior. Limite suas respostas a motivos profissionais, como buscar oportunidades melhores. Nunca fale sobre seu empregador ou colegas de trabalho anteriores. Isso não vai lhe dar uma boa impressão.
Onde você se vê daqui a cinco anos? O entrevistador não quer saber de seus planos de se casar no futuro ou de como pretende viajar para o Havaí. Mantenha suas respostas relacionadas profissionalmente. Isso avaliará seu conhecimento sobre a empresa para a qual está se candidatando. Certifique-se de ter pesquisado sobre os objetivos da empresa e se coloque nesse futuro.
Se você está em uma entrevista para o emprego que deseja e o entrevistador lhe faz essas perguntas, às vezes a primeira coisa que vem à sua mente é qual é a relevância das perguntas com o emprego para o qual está se candidatando? Mas tome cuidado porque essas perguntas o separarão do restante de seus concorrentes no trabalho.