Como ajudar sua empresa a aprender com os erros comuns?
Pablo Maldonado Jr.
• 4 min de leitura
Costuma-se dizer que aprender com os erros e saber NÃO repeti-los é um bom sinal de crescimento de vida como ser humano. No entanto, isso também é válido para a condução de negócios? Eu certamente acho que sim. Conduzir negócios nada mais é do que humanos interagindo em escala comercial com o propósito de ganho. Envolve as mesmas faculdades e, de fato, às vezes é considerado legítimo fazer negócios de forma mercenária, desprovida de valores emocionais. Dito isto, nos negócios, é uma boa ideia aprender com os erros dos outros e evitar repeti-los às suas custas. Aqui está como aprender com os erros comuns.
Ao iniciar um negócio, pense de forma otimizada, faça uma avaliação prática de seu segmento-alvo, avalie sua capacidade de atendê-lo com eficiência e, em seguida, calcule a escala de seu negócio e investimentos de acordo. O tamanho da sua empresa deve ser o mais adequado possível às circunstâncias atuais e ter potencial para crescimento futuro. Um começo muito pequeno ou muito grande pode afetar a sustentabilidade de médio a longo prazo e afetar sua reputação como um bom empresário.
As empresas seguem conceitos
Dependendo da natureza do seu negócio, mantenha um estoque razoável de estoque, matéria-prima, etc. Algumas empresas seguem conceitos como estoque 'just-in-time' para otimizar os custos de capitalização, veja se isso funciona para você. Se você está no setor de serviços, a manutenção de um pequeno e acessível força de bancada vai permitir que você para assumir trabalho adicional e permanecer confiável para seus clientes.
Dedique tempo suficiente para contratar o tipo certo de funcionários. O "tipo certo" inclui qualificações adequadas, experiência, vontade de trabalhar e, mais importante, alguém que complementará sua linha de pensamento e apreciará sua filosofia de trabalho. Desenvolva (se ainda não o fez) um apetite saudável por críticas e feedback sincero de seus funcionários - eles podem estar apenas zelando pelo bem-estar da empresa. Da mesma forma, saiba quando tomar decisões difíceis, exibir qualidades de liderança e desenvolver uma equipe que terá orgulho de seu líder. Lembre-se de treinar você e seus funcionários em todas as áreas de trabalho relacionadas ao seu negócio e implantar um programa regular de desenvolvimento e aprimoramento de habilidades. Inclua a equipe na força do banco também.
Conta de dia chuvoso
Considere medidas de responsabilidade e instale um senso de propriedade em seus funcionários. Funciona muito bem quando os seus funcionários se sentem pertencentes e têm orgulho de trabalhar no seu estabelecimento, independentemente da natureza do negócio que realiza. Simultaneamente, remunere-os de forma adequada e pontual pelos serviços prestados. Planeje com antecedência para as estações difíceis; mantenha uma conta de dias chuvosos para cobrir as necessidades. Sempre tenha um plano B para qualquer situação.
Para quem está no setor de serviços, em particular, é fundamental faturar no prazo e envidar todos os esforços para cobrar no prazo. Seus clientes irão respeitá-lo. Mantenha a transparência no faturamento de custos e despesas incorridos em materiais e incidentes e, se você tiver uma margem de lucro, assuma isso. A maioria dos clientes espera apenas a verdade e não se importará com a marcação. Eles não vão gostar de ser levados para um passeio; isso é tudo.
Ao final deste artigo, é bem possível que você sinta que já conhece todos os itens acima, portanto, verifique com que frequência eles são implementados. Embora todas essas idéias pareçam boas quando contadas e lidas, o que é importante, no final do dia, é o quão bem-sucedido você é na implementação de negócios sólidos e práticas éticas. O sucesso e o futuro do seu negócio estão garantidos, desde que você siga esses princípios e os coloque em prática.