Como ler notas musicais: Conselhos para todos os instrumentos musicais?
Pedro Borges
• 6 min de leitura
Aprenda as notas em uma pauta musical e identifique o tom, as meias notas e muito mais
Não importa qual instrumento musical você escolha dominar, tudo começa com o aprendizado da leitura de notação musical. As notas musicais estão para a música como as palavras estão para a literatura ou os números estão para a matemática. Eles são os fundamentos críticos que precisam se tornar uma segunda natureza para os músicos antes que qualquer outra teoria musical possa ser apreciada. Embora existam livros didáticos completos dedicados ao aprendizado das notas em uma pauta musical, este artigo é um curso intensivo sobre a interpretação da notação musical.
Vamos aprender a ler notas musicais:
Quando você olha para uma peça musical escrita para piano, deve notar duas coleções separadas de cinco versos. Um terá uma letra G muito estilizada no lado esquerdo e o outro terá uma linha curva e dois pontos. Originalmente, esta era uma letra F igualmente estilizada, mas as linhas horizontais foram eliminadas. Estes são chamados de bastões ou claves. Aquele com o G é chamado de clave de sol e aquele com o F é chamado de clave de sol. Você pode ver uma nota escrita em uma linha curta entre as duas claves. As linhas curtas acima e abaixo das pautas principais são chamadas de linhas contábeis. Uma nota chamada dó central está nessa linha contábil central.
Cada nota musical tem vários valores para interpretar ao mesmo tempo. Você precisa saber o quão alto ou baixo é o tom da nota e com que rapidez tocá-la. Vamos começar lendo uma nota para o tom. Cada linha ou espaço na pauta representa uma nota específica no piano. Os músicos atribuem letras a cada uma dessas notas, de A a G. Sabemos que o dó central fica em sua própria linha de razão abaixo da clave de sol, então o espaço acima deve ser uma nota D. A primeira linha da clave de sol é, portanto, um E, então o espaço acima dela deve ser um F e a próxima linha um G. Depois do G, as notas começam novamente com A e continuam pelas linhas e espaços.
Se a música está se movendo em uma direção inferior, então o espaço abaixo do dó central é um B, então a linha superior da clave de sol (F) é um A, seguido por G no espaço abaixo e F na segunda linha do no topo e assim por diante nos espaços e linhas da clave de fá. Todas essas notas correspondem a uma nota real no piano, então o tom é determinado pelo quão alto ou baixo a nota é colocada nas pautas. Uma nota na linha superior da clave de sol soará mais alto do que uma nota na parte inferior da clave. Isso ajuda os músicos a aprender a cantar ou tocar notas à primeira vista, mesmo que não consigam ver todas as linhas da pauta.
Agora que você pode identificar o tom de uma nota com base em sua posição, a próxima coisa a interpretar é a duração. Uma nota pode ser tocada muito rapidamente ou muito lentamente, dependendo das necessidades da música. Um músico precisa saber quanto tempo manterá cada nota, portanto, uma nota musical também contém essas informações. Ao lado do F ou G estão números como 1 ou 0,75 ou 1. Isso diz ao músico quantas batidas existem em um compasso de música e que tipo de nota obtém uma batida completa. No caso de 1, há quatro batidas em um compasso e a semínima recebe uma batida. Um compasso é marcado por uma linha vertical e as notas são divididas em notas inteiras, mínimas, semínimas, colcheias e assim por diante.
Uma nota inteira parece um oval aberto e vazio. Esta nota é mantida para todas as batidas em um compasso. Uma meia nota parece um oval oco com uma linha vertical que se estende do lado direito. Ele é mantido por metade das batidas em uma medida. A semínima parece um oval sólido, novamente com uma linha vertical à direita. Em 1 vez, é tocado quatro vezes em um compasso. As notas são então divididas em oitavas, semicolcheias, trinta segundos e até sessenta quartos. Essas notas mais rápidas são conectadas a várias bandeiras no topo das linhas verticais. Quanto mais bandeiras houver, mais rápido a nota deve ser tocada.
Quando um músico lê notação musical, ele combina todas essas informações. A colocação da nota na pauta diz a ele exatamente qual nota cantar ou tocar. Alguns instrumentos têm afinação mais baixa do que outros, de modo que músicos diferentes aprendem a ler pautas diferentes. Um cantor de baixo raramente pode cantar uma nota acima do dó médio, mas um soprano pode cantar notas acima do clave de sol em várias linhas do livro-razão.
Uma vez que a altura da nota é determinada, o músico traduz a duração cronometrando cada nota em relação à batida estabelecida. Ele sabe segurar uma nota inteira por quatro contagens, por exemplo, ou tocar colcheias muito rapidamente. Outra notação pode dizer aos músicos para misturar as notas ou tocá-las individualmente.
Uma última coisa a se observar ao ler notação musical é a mudança de tom. Como escalas diferentes exigem intervalos de notas diferentes, os compositores costumam aumentar ou diminuir as notas em meio tom. Essas notações são chamadas de acidentes. Você pode ver o que parece uma minúscula letra b ou um # na frente de uma nota. Isso significa que a nota deve ser tocada meio tom abaixo (bemol) ou meio tom acima (sustenido). Outro símbolo, chamado de natural, cancela quaisquer outros sustenidos ou bemóis. Você aprenderá mais sobre esses símbolos e assinaturas-chave em um curso de teoria musical mais avançado.
Agora você sabe ler as notas musicais de todos os instrumentos musicais que decidir tocar.
Dicas rápidas:
O G clef tem esse nome porque o G estilizado envolve a linha G da pauta.
Os dois pontos na clave de fá cercam a linha F da pauta, e é por isso que alguns se referem a ela como clave de sol.