Na maioria dos casos, os idosos podem desfrutar dos benefícios de algum tipo de exercício regular. Alguns idosos, entretanto, serão muito frágeis para certos tipos de exercícios. Para outros, precauções especiais devem ser tomadas para eliminar o risco de quedas.
Para os idosos, os benefícios do exercício incluem menor incidência de depressão, redução da chance de morrer prematuramente, aumento do estado de alerta, melhora da pressão arterial e outros benefícios cardiovasculares e redução do risco de diabetes. Idosos que se exercitam regularmente permanecem independentes por um longo período de tempo.
Não é necessário que o idoso gaste muito tempo em exercícios extenuantes. Aqueles indivíduos que se exercitaram regularmente por apenas 30 minutos por semana ainda experimentaram benefícios significativos. Isso era verdade mesmo que o exercício exigisse apenas uma quantidade moderada de esforço.
Não existe um programa único de exercícios que funcione para todos os idosos porque cada um tem necessidades e problemas diferentes. O que funciona e é seguro para um idoso pode não funcionar ou ser seguro para outro.
Condições médicas específicas
É importante consultar um médico antes de iniciar TODOS os novos programas de exercícios. Isso é verdadeiro para todas as idades, mas é particularmente verdadeiro para os idosos, que podem estar limitados em suas atividades devido a condições médicas específicas.
Uma pessoa idosa que recebe a aprovação do médico pode desfrutar das mesmas atividades físicas que os mais jovens. Além disso, aqui estão cinco exercícios que os idosos podem desfrutar:
Andando. Se o idoso ainda for capaz de andar sozinho e com os pés firmes, caminhar regularmente uma curta distância proporciona excelentes benefícios cardiovasculares e pode ser uma excelente fonte de exercícios.
Aeróbica aquática. Mesmo os idosos com mobilidade limitada podem participar e desfrutar de hidroginástica. A água amortece o impacto e facilita a mobilidade.
Alongamento. Essas atividades de baixo impacto podem ser realizadas até mesmo em uma cadeira de rodas. Idosos que se alongam várias vezes por semana descobrirão que retêm sua flexibilidade melhor do que aqueles que não se alongam regularmente.
Treinamento de força. O uso de aparelhos de musculação ou pesos livres fortalece os músculos de todo o corpo. Nem mesmo é necessário equipamento especial. Um idoso pode se beneficiar levantando itens domésticos, como livros, latas ou outros itens moderadamente pesados.
Exercícios de equilíbrio. Conforme os idosos envelhecem, a perda de equilíbrio pode se tornar um problema sério. O fortalecimento dos músculos das pernas pode melhorar o equilíbrio e a estabilidade.
Cuidado:
É importante consultar um médico antes de iniciar TODOS os novos programas de exercícios.
Dicas rápidas:
Não existe um único programa de exercícios que funcione para todos os idosos.
Na maioria dos casos, os idosos podem desfrutar dos benefícios de algum tipo de exercício regular.