Como fazer hidroginástica para controlar os sintomas da artrite?

A resistência da água será suficiente para fortalecer os músculos das pernas
Isso vai afrouxar as articulações do quadril e a resistência da água será suficiente para fortalecer os músculos das pernas.

A dor nas articulações causada pela artrite pode imobilizar os pacientes. O motivo mais comum que eles dão é que é muito doloroso mover-se. Mas os especialistas recomendam que quem sofre de artrite deve tentar manter o movimento para manter os músculos relaxados e as articulações menos sensíveis e flexíveis. Na verdade, a inatividade pode agravar a rigidez das articulações e tornar mais doloroso para quem sofre de artrite se movimentar.

Rotina de exercícios regulares

O exercício pode realmente diminuir a dor e manter uma rotina de exercícios regulares no mesmo horário todos os dias pode se tornar um hábito e torná-lo parte de suas atividades diárias que você faz automaticamente.

Os exercícios que você deve fazer devem ser suaves
Os exercícios que você deve fazer devem ser suaves, evitando aqueles que sacodem, sacudem e sacodem seu corpo.

Os exercícios que você deve fazer devem ser suaves, evitando aqueles que sacodem, sacudem e sacodem seu corpo. Os exercícios de alongamento e alongamento são os melhores para a artrite e uma das alternativas de exercícios que se provaram mais eficazes é a hidroginástica. A sensação de leveza na água ajudará as pessoas que sofrem de artrite a se moverem livremente com menos ou nenhuma dor. A resistência fornecida pela água pode fornecer benefícios cardiovasculares. Os exercícios aeróbicos aumentam a quantidade de oxigênio que você absorve, o que ajuda a fazer com que as articulações se movam suavemente. Aqui estão algumas instruções sobre como fazer hidroginástica para a artrite.

  1. Faça exercícios em uma piscina recomendada para vítimas de artrite. A água deve ser mantida quente, cerca de setenta e oito a oitenta e três graus. Deve ter uma extremidade rasa e uma extremidade profunda. Use roupas adequadas que permitam que você se mova livremente na água.
  2. Faça alguns exercícios de aquecimento antes de começar a hidroginástica. Você pode fazer alongamentos, levantar as pernas e fazer movimentos circulares com os braços na parte rasa da piscina, onde pode permanecer submerso na água até o peito.
  3. Identifique os exercícios com os quais você se sente mais confortável e desenvolva sua própria rotina.
  4. Combine exercícios com intensidade moderada. Inclua marcha, chutes com as pernas retas, levantamento de joelhos, polichinelos e estocadas em sua rotina. Use um pouco de resistência à água para aumentar sua freqüência cardíaca. Mova-se mais para dentro da piscina de modo que seus ombros fiquem submersos na água. Abra os braços ao longo do corpo, na altura dos ombros e com as palmas das mãos abertas e voltadas para a frente. Mantendo os cotovelos retos, mova lentamente os braços em direção ao meio até que as palmas das mãos se encontrem. Em seguida, traga os braços de volta à posição inicial. Faça isso de seis a oito vezes.
  5. Use uma mão para segurar a sarjeta e um braço esticado para o lado para manter o equilíbrio. Balance sua perna para cima e para frente, tanto quanto você puder levantá-la. Mantenha o joelho reto. Em seguida, abaixe lentamente a perna e para trás. Isso vai afrouxar as articulações do quadril e a resistência da água será suficiente para fortalecer os músculos das pernas. Faça oito repetições de cada lado.
  6. Segure-se na sarjeta com as duas mãos. Mantenha os cotovelos retos de forma que você fique a cerca de um metro e meio a dois pés de distância da lateral da piscina. Mantendo os joelhos retos, balance suavemente a perna para o lado e cruzando a outra perna para fortalecer os músculos da parte interna da coxa e as articulações do quadril.
  7. Para exercitar os joelhos, vire-se para a frente e segure-se na calha com as duas mãos e as costas tocando a lateral da piscina. Abaixe lentamente o corpo, mantendo as costas retas ao descer, dobrando os joelhos. Desça o mais que puder antes de subir lentamente. Faça várias repetições, se puder. Se você se sentir mais forte, pode ficar de frente para a parede e pular para cima e para baixo em ritmo moderado.
  8. Exercite a região lombar e os tendões da coxa, batendo as mãos na sarjeta. Afaste-se ligeiramente da parede da piscina. Coloque um pé na frente do outro. Empurre a parte superior do corpo, mantendo as costas retas em direção à parede. O joelho da perna de trás deve estar reto, enquanto a perna da frente deve dobrar os joelhos. Sinta a tensão nos músculos das costas e tendões da coxa. Fique no lugar por quinze cliques antes de mudar para a outra perna. Faça de seis a oito repetições para cada perna.
  9. Use um cinto flutuante para fazer ciclismo, marcha, chutes com as pernas retas e chutes de sapo. Com um cinto de flutuação, você ficará em pé na água sem que seus pés toquem o fundo da piscina e você poderá mover as pernas livremente. Combine seus exercícios de pé e perna com movimentos circulares e de braço para aumentar sua freqüência cardíaca. Mantenha uma frequência cardíaca uniforme enquanto segue sua rotina.
  10. Não se exercite demais. Descanse quando se sentir cansado. Você pode descansar simplesmente flutuando na água. Mova os pulsos para cima e para baixo, feche os punhos e abra-os com os dedos afastados e alongue e contraia os músculos das pernas apontando o pé para baixo e para cima.

Embora não haja cura conhecida para a artrite, você pode aprender a controlá-la com hidroginástica e outros exercícios de alongamento. Descanse bastante, mas tente manter atividades que o mantenham em movimento, pois isso é mais benéfico para você e suas articulações. Com a hidroginástica regular, os sintomas da artrite serão minimizados e, em alguns casos, eliminados.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail