Escolhendo um suplemento de tireóide: tratamento e medicação
Sr. Fernando Rocha Filho
• 4 min de leitura
Essas opções podem ajudar a melhorar a saúde da tireoide
Se você está pesquisando suplementos de tireoide, provavelmente suspeita ou recebeu um diagnóstico de hipotireoidismo. Esta é uma condição em que a tireóide produz poucos hormônios para manter o metabolismo adequado. É mais comum em mulheres idosas do que em homens e pode causar inicialmente poucos sintomas. Com o tempo, entretanto, o hipotireoidismo pode causar intolerância ao frio, colesterol elevado, ganho de peso, rigidez, constipação, depressão e pele e unhas secas. Embora não haja cura para o hipotireoidismo, ele pode ser controlado com sucesso com suplementos de tireóide. Siga estas cinco etapas para aprender como iniciar seu próprio curso de tratamento.
Determine se você realmente precisa de um suplemento de tireóide. Você pode suspeitar de hipotireoidismo se estiver sentindo fadiga inexplicável ou qualquer um dos sintomas acima. Seu médico pode realizar um teste de função da tireoide para determinar se você tem a doença. Os distúrbios da tireoide podem ser difíceis de diagnosticar, portanto, se você não estiver satisfeito com os resultados, procure uma segunda opinião ou considere visitar um tireoidologista, um médico especializado em cuidados com a tireoide.
Considere suas opções convencionais de tratamento da tireoide. A maioria dos médicos recomenda suplementos de hormônios sintéticos. Estes estão disponíveis apenas por receita e são tomados por via oral ou por injeção. Os possíveis efeitos colaterais incluem alterações do apetite, menstruação irregular, náuseas, vômitos e dor de cabeça. Em muitos casos, esses sintomas podem ser aliviados ajustando a dosagem do seu medicamento.
Considere os hormônios tireoidianos naturais. O hipotireoidismo costumava ser tratado com hormônios originários de porcos ou vacas. Algumas pessoas se saem melhor com hormônios naturais, pois tendem a ser absorvidos mais facilmente do que os sintéticos. Os hormônios naturais podem causar os mesmos efeitos colaterais que a versão sintética e os estudos não mostraram que um seja mais eficaz do que o outro. Pergunte ao seu médico sobre suplementos naturais se você gostaria de tentar esta via.
Determine a maneira correta de tomar seu medicamento. É importante tomar os suplementos na hora certa, geralmente uma vez ao dia. Não duplique as doses se se esquecer de uma; basta voltar ao seu esquema de dosagem normal. Verifique com seu farmacêutico ou leia o rótulo da embalagem para ver se o medicamento precisa de refrigeração. Tente tomá-lo com o estômago vazio para aumentar a absorção e certifique-se de informar o seu médico sobre quaisquer outros medicamentos que esteja tomando. Se você sentir efeitos colaterais, entre em contato com seu médico. Ela pode querer ajustar a sua dosagem. Embora seja raro, altas doses desses suplementos podem desencadear os sintomas de hipertireoidismo, uma condição em que há muito hormônio tireoidiano no corpo. Esses sintomas incluem batimento cardíaco acelerado, dificuldade para dormir, fraqueza muscular e ansiedade.
Escolha suplementos de venda livre para melhorar seu tratamento. Você pode optar por tratar o hipotireoidismo com suplementos de venda livre, além dos suplementos hormonais prescritos pelo médico. Essas versões OTC não contêm hormônios, portanto, não podem substituir seus medicamentos prescritos. Tomar um bom multivitamínico todos os dias ajudará a sua tireoide a funcionar em um nível ideal. Como alguns suplementos, como cálcio e ferro, podem interferir na medicação para a tireoide, é importante buscar a orientação de seu médico ao considerar suplementos adicionais. Em vez de comprimidos, você também pode tentar otimizar sua dieta para incluir mais frutas, vegetais, grãos inteiros, carnes magras e peixes.
Cuidado:
Não duplique os suplementos de tireóide se você esquecer uma dose.
Informe o seu médico sobre quaisquer outros medicamentos ou suplementos vitamínicos que esteja tomando.
Dicas rápidas:
Os hormônios tireoidianos sintéticos são o tratamento mais prescrito para o hipotireoidismo.
É aconselhável tomar um bom multivitamínico no tratamento do hipotireoidismo.
Os efeitos colaterais dos suplementos de tireóide podem ser causados por dosagem incorreta.