Também conhecido como ioga quente, o Bikram Yoga é realizado em um estúdio especialmente projetado, aquecido a 105 graus F e umidificado a 60%. Esta escola de ioga foi fundada por Bikram Choudhury, que adota 26 posturas diferentes quando exposto a temperaturas mais altas. Os praticantes juram que o alto nível de calor e umidade pode ajudar os alunos a obter flexibilidade mais rápido do que a ioga regular, bem como remover as toxinas do corpo através do aumento da transpiração. No entanto, essas condições também podem tornar os alunos propensos a insolação e desidratação, portanto, atenção especial deve ser dada à restauração de fluidos corporais perdidos durante este exercício.
Aqui estão várias dicas para se manter hidratado durante o Bikram Yoga:
Beba grandes quantidades
Traga 32 onças. De água para a aula. Certifique-se de beber o quanto precisar a cada 20 minutos ou durante os intervalos. Também tome um tempo para beber 16 onças. de água duas horas antes da sessão e 16 onças. duas horas depois. Água em temperatura ambiente ou ligeiramente mais baixa é preferível para diminuir o choque em seu sistema. O truque é tomar apenas goles e não engolir grandes quantidades de cada vez.
Hidrate-se através da dieta. Frutas e vegetais são ricos em água, assim como sopas, caldos, cereais e aveia. Uma salada fresca cheia de fatias de alface, pepino e tomate pode fornecer líquidos adicionais, bem como nutrição adequada durante os dias de ioga.
Comida fresca
Evite alimentos avessos à hidratação. São refeições ricas em sódio, comumente presentes em alimentos salgados e processados. Durante seus dias de ioga, opte por alimentos frescos e evite alimentos embalados, enlatados e congelados. Cuidado com alimentos fritos e junk food também.
Vista-se adequadamente. Use roupas que absorvem o suor e de microfibra, que absorvem o suor e o afasta de seu corpo. Devido à temperatura mais alta no ambiente, a presença de suor pode levar ao superaquecimento e desidratação mais rápida. Isso também significa que você deve usar roupas leves durante a ioga.
Restaurando eletrólitos perdidos
Beba as bebidas recomendadas. Se você não gosta do sabor neutro da água, pode comprar bebidas esportivas, que têm a vantagem adicional de restaurar os eletrólitos perdidos pelo suor. Evite café, álcool e refrigerantes antes ou durante as sessões de ioga, que só levam a uma maior perda de líquidos.
Monitore seus níveis de calor. Ignore o ditado esportivo de "Sem dor, sem ganho."; se você está se sentindo tonto ou enjoado, isso significa que você está perto da desidratação. Faça uma pausa na ioga, beba a água armazenada e sente-se com as pernas cruzadas. Se você ainda estiver tonto, tente deitar. Quando a tontura passar, tome um gole extra de água e retome a aula.
O Bikram Yoga pode ser eficaz se você seguir as instruções de seu instrutor com precisão e tomar medidas para se exercitar com segurança. Forçar demais o corpo e ignorar os limites de alguma tentativa equivocada de maximizar os resultados da sessão pode ser contraproducente para seus objetivos e levar a mais problemas, sem mencionar que você se desligou completamente deste exercício. Lembre-se de controlar o seu ritmo e tomar precauções adicionais devido às condições especiais estabelecidas por este tipo de exercício.