À medida que mais e mais pessoas sofrem de obesidade, o número de programas de dieta está aumentando. Um dos programas de dieta populares é o Plano de alimentação volumétrica, que se baseia na densidade de energia. A densidade energética é um atributo dos alimentos ricos em calorias. Em vez de dizer às pessoas o que comer e o que não comer, o plano de alimentação volumétrica simplesmente usa a lista de alimentos volumétricos para dizer às pessoas como e quando comer alimentos com alta densidade energética.
Aritmética. Uma das primeiras coisas que você precisa saber sobre a lista volumétrica de alimentos é como os valores são calculados. Para obter o valor da densidade energética de um determinado tipo de alimento, você precisa obter o quociente entre o número total de calorias e o número de gramas do alimento. Você pode fazer isso facilmente verificando os rótulos nutricionais que acompanham a maioria dos alimentos processados.
Plano alimentar volumétrico
Obtendo uma faixa de calorias. Para fazer o conceito de densidade de energia trabalhar para você, você deve primeiro determinar sua faixa de calorias. A faixa de calorias é a quantidade de calorias de que você precisa para viver de maneira saudável sem ganhar peso. Várias pessoas têm vários tipos de intervalos de calorias. Por exemplo, pessoas saudáveis e relativamente ativas precisarão de cerca de 2.000 calorias. Pessoas que desejam perder peso a uma taxa de meio quilo por semana, portanto, precisarão remover meio quilo de calorias de sua dieta. Normalmente, meio quilo de alimento terá 3.500 calorias, que será a quantidade de calorias que você subtrairá de sua faixa calórica semanal. Com o plano de alimentação volumétrico, você pode comer quase qualquer tipo de alimento, desde que esse alimento não exceda a faixa de calorias.
A lista de alimentos. A Lista Volumétrica de Alimentos é uma compilação da densidade de energia que determinados tipos de produtos alimentares possuem. Isso foi projetado para minimizar a necessidade de cálculos. Afinal, a última coisa que você quer fazer nas compras é sacar uma caneta e papel ou uma calculadora apenas para ver se você está dentro da sua faixa de calorias. Para usar a lista de alimentos com sucesso, você deve criar o hábito de trazer a lista de alimentos sempre que sair de casa para comer ou fazer compras.
Avaliações de densidade de energia
Calculando o menu de antemão. Outra ótima maneira de evitar o incômodo da computação para a faixa de calorias e a densidade energética dos alimentos é usar a Lista de Alimentos ao fazer seu menu. Inclua todos os ingredientes que você usará e consulte a Lista de Alimentos para determinar se você irá exceder a faixa de calorias ou não. Se acontecer de você exceder a faixa de calorias, simplesmente mude alguns pratos em seu menu semanal ou reduza os ingredientes ou os pratos que têm classificações de densidade energética.
Categorias. Você notará que a lista de alimentos terá três categorias. Aqueles que estão na primeira e segunda categorias são alimentos que não são densos em calorias. Aqueles que estão na terceira caloria são densos em energia e devem ser consumidos apenas em pequenas porções.
Com isso em mente, é possível perder peso enquanto desfruta de todos os alimentos que você gosta. Com paciência e tempo, usar a Lista de Alimentos e calcular a densidade de energia deve vir como uma segunda natureza.