Embora a maioria das nações ocidentalizadas lutem contra uma epidemia de obesidade, é fácil esquecer aqueles que têm dificuldade para ganhar peso. Embora muitos de nós tenham inveja desse "problema", engordar é uma tarefa muito complicada para alguns. Muitas pessoas com doenças crônicas como câncer, AIDS, enfisema e infecções graves, traumas ou feridas lutam para manter o peso. Comer muitos alimentos nutritivos com calorias adequadas é um fator importante para ajudá-los a prevenir a progressão da doença. Atletas sérios são outro grupo de pessoas que podem precisar ingerir bem mais de 5.000 calorias por dia para manter seu peso. Tendo que consumir tantas calorias, comer rapidamente se torna uma tarefa tediosa para eles.
É muito importante comer alimentos nutritivos ao tentar ganhar peso. Comer muita gordura animal e açúcares extras pode ajudar no ganho de peso, mas não será benéfico para a saúde geral. Pessoas com doenças crônicas precisam de alimentos com vitaminas, minerais e proteínas extras para aumentar a imunidade e repor os níveis de proteínas naturais no sangue que ajudam a combater o avanço do processo da doença. Os atletas também precisam de vitaminas, minerais e proteínas extras para reparar o tecido muscular degradado e para repor os nutrientes que são naturalmente usados durante o esforço e a transpiração.
Se você está tentando ganhar peso, tente seguir algumas das dicas abaixo. Você deve ver a escala aumentar em nenhum momento
Em primeiro lugar, você precisa determinar quantas calorias precisa por dia para ganhar peso. Use as fórmulas abaixo para determinar suas necessidades:
Se você está sofrendo de uma doença crônica, como as listadas no primeiro parágrafo, e precisa ganhar peso, use esta fórmula para determinar as necessidades calóricas e protéicas:
Para calorias, multiplique seu peso corporal atual em quilogramas (libras divididas por 2,2) por 35 e adicione 500 para ganhar meio quilo por semana. Exemplo para alguém que pesa 73 kg: 160 / 2,2 = 72 kg x 35 = 2520 + 500 = 3020 calorias diárias
Se você for um atleta sério, talvez precise brincar um pouco mais com os números. Dependendo do seu nível de intensidade, suas necessidades calóricas podem variar de 3.000 a mais de 6.000 por dia para ganhar peso. Tente usar a fórmula acima e, se não houver progresso no seu peso, você precisará ajustar continuamente a ingestão de calorias até fazer isso.
Se você é apenas um "Joe médio" tentando ganhar peso e não está sofrendo de uma doença crônica e não consegue se lembrar quando foi à academia pela última vez, tente esta fórmula: (Peso em quilogramas x 25) -30 + 500.
Comece a comer várias pequenas refeições todos os dias, em vez de algumas refeições grandes.
Adicione proteínas extras saudáveis à sua dieta. Um truque rápido e fácil é comprar leite em pó desnatado e adicioná-lo a quantos alimentos você puder - coloque um pouco em suas sopas, purê de batata, iogurte ou outros alimentos facilmente misturáveis. Outros exemplos de alimentos ricos em proteínas e calorias que são saudáveis incluem leite desnatado, iogurte e queijo com baixo teor de gordura, nozes, sementes, manteiga de amendoim, ovos, peixes, aves e cortes extra magros de carne bovina. Proteínas em pó extravagantes compradas em academias ou "lojas de nutrição" não contêm nada que seja melhor para o corpo do que alimentos de verdade.
Adicione gorduras saudáveis extras aos seus alimentos. A gordura tem mais calorias por grama do que a proteína ou o carboidrato, portanto, é um bom complemento para uma dieta para ganho de peso. Fique longe de gorduras prejudiciais à saúde que vêm de produtos de origem animal - manteiga, maionese, creme, molhos, laticínios com alto teor de gordura e carnes fortemente marmorizadas. Escolha azeite, óleo de canola e margarina Benecol ou Smart Balance.
A maioria das "bebidas nutritivas", como o Verify e o Boost, contém muitos açúcares e calorias vazias. Em vez disso, experimente o café da manhã instantâneo Sugar Free Carnation com leite desnatado. É muito mais barato para inicializar.
Experimente algumas destas receitas e shakes de alto teor calórico da The European Cancer Society.