Poda de tomates determinados. O primeiro passo para podar um determinado tomateiro é remover todas as flores até que a planta esteja bem estabelecida no jardim. Isso o ajuda a direcionar sua energia para um crescimento mais forte e maior, em vez de produzir frutas muito cedo.Em seguida, você precisará remover as ventosas à medida que aparecem. Eles precisam crescer muito antes de produzir frutos. Isso direciona a energia necessária para longe do caule principal da planta. Tente verificar se há otários pelo menos uma vez por semana. Se eles se tornarem muito grandes, você corre o risco de danificar a planta quando forem removidos. Também deixará uma ferida maior no caule da planta, que é uma entrada maior para doenças e pragas.
Perto do final da estação de cultivo, você precisará "cobrir" a planta. Cobertura significa arrancar a ponta crescente, ou pontas, da planta. É necessário fazer isso para que os frutos restantes tenham chance de amadurecer. Caso contrário, você terá uma safra muito grande de tomates duros e verdes - o que não é desejável, a menos que você seja um grande fã de tomates verdes fritos!
Se você quiser tomates muito grandes, adequados para entrar em feiras de condados e impressionar seus amigos, pode remover todos, exceto uma flor de cada cacho. A planta irá direcionar toda a energia desse caule para um único tomate.