Gerenciar um imóvel para aluguel será uma grande tarefa se você tiver muitos imóveis, ou uma tarefa pequena e mais fácil com apenas alguns imóveis para alugar. Ser um gerente de locação requer algumas etapas principais, incluindo:
Verifique com seu consultor jurídico se seus contratos de aluguel, penalidades e outros exemplos de documentação assinada pelo consumidor são legalmente sólidos e não apresentam brechas que seus inquilinos em potencial possam explorar.
Compreender o processo de seleção do inquilino é outro fator importante na gestão de propriedades para alugar. A aprovação de um mau inquilino pode causar vários problemas, incluindo o não pagamento do aluguel, danos à sua propriedade e espalhar uma descrição boca a boca negativa do seu negócio. Parte da seleção de um bom inquilino é instinto e parte é verificar as referências para verificar sua capacidade de pagamento e seu histórico como inquilinos.
Definir os valores adequados para aluguel e depósitos também ajuda a limitar o processo de seleção de inquilino. Definir o aluguel e as taxas a taxas de mercado e, ao mesmo tempo, manter um imóvel de primeira linha, pode trazer famílias e uma população geralmente mais velha, em vez de atrair uma população mais jovem. Os residentes mais velhos tendem a ser mais cuidadosos com a propriedade e costumam ser mais responsáveis no pagamento do aluguel.
Realizar verificações aleatórias de suas propriedades de aluguel é uma obrigação e deve ser detalhado no seu contrato de locação. Isso não significa inspecionar o interior do espaço habitacional, mas o exterior e o estado geral da propriedade são essenciais para evitar problemas decorrentes da idade da propriedade e dos efeitos do clima no exterior. Pegar essas coisas cedo pode economizar dinheiro, porque você pode consertá-las antes que se tornem problemas sérios para você ou seus inquilinos.
Outro aspecto da gestão a ser considerado é o estabelecimento de penalidades para coisas como aluguel atrasado, danos materiais causados pelo residente, a situação do depósito e o custo de rescisão antecipada do arrendamento por qualquer uma das partes. Elas estabelecem um conjunto de regras para o gerenciamento de seus imóveis para locação de forma que os residentes conheçam as consequências de suas ações. Certifique-se de que eles estejam claramente indicados no contrato de locação e em qualquer outra documentação que você forneça ao locatário.
Alguns serviços de atendimento ao cliente que você pode fornecer para ajudar a manter todos satisfeitos são: responder o mais rapidamente possível às chamadas para reparos e reclamações feitas por seus inquilinos. Respeite o contrato de locação não dando tratamento especial a um residente em detrimento de outro, especialmente em um complexo de apartamentos. Aja com profissionalismo quando for necessário lembrar ao inquilino o atraso no aluguel ou outros problemas, e nunca deixe que desentendimentos sobre o imóvel se transformem em gritos.
Acima de tudo: mantenha-se organizado! Qualquer falta de organização pode fazer com que a gestão de imóveis para locação seja uma dor de cabeça muito maior do que você pode imaginar.